Publicado em 16 de outubro de 2017
Capacitação possui 12 horas de atividades
Formação tem como objetivo orientar os profissionais em relação a preparação dos alunos à realização da Prova Brasil
A Secretaria Municipal de Educação de Itararé (SP), através das Assistentes Técnicas Pedagógicas Ana Maria Oliveira e Claudinéa Halcsik, sob a supervisão de Ana Rosa Gil e Luciana Becker, realizou neste mês mais um curso de capacitação. A atividade é continuidade ao trabalho de formação para professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino.
De acordo com as Assistentes, os encontros acontecem em três momentos presenciais e através de atividades práticas em classe. Um total de 12 horas de capacitação. “Com o tema ‘Prova Brasil – Competências e Habilidades’, a formação tem como objetivo orientar os profissionais em relação a preparação dos alunos à realização da atividade”, explicam.
Conforme elas, a Prova avalia os conhecimentos dos estudantes do 5º e 9º ano, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. “O resultado é um dos elementos que compõem o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), calculado por escola e a nível de município”, detalham.
Saiba mais – O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), instituído em 1990, é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala e tem como principal objetivo realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado. A Prova Brasil foi criada em 2005, a partir da necessidade de se tornar a avaliação mais detalhada, em complemento à avaliação já feita pelo SAEB.