A formação aconteceu na última quinta-feira (09)

Publicado em 14 de junho de 2022

Educação de Itararé (SP) realiza Orientação Técnica Pedagógica para professores de Arte e Educação Física

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal da Educação, realizou, na última quinta-feira (09), a 4º Orientação Técnica Pedagógica para os professores de Arte e Educação Física.

No encontro, foram abordados os elementos constitutivos da Dança: ritmo, espaço, gestos, deslocamentos, trajetórias, planos, níveis, direções, orientação no espaço, caminhos e ritmos de movimentos (lento, moderado e rápido), que fazem parte das habilidades a serem desenvolvidas em Arte e Educação Física.

De acordo com as assessoras técnicas, Denise Bruno de Arte e Jéssica Carneiro Benetti de Educação Física, reunir os professores dos dois componentes está sendo muito proveitoso, a troca de experiências e ideias é de grande valia. “Abordamos a Dança em diferentes culturas, apresentamos danças de matriz indígena e de matriz africana, as danças comunitárias e também as regionais”, explicam.

Os professores participaram de duas oficinas práticas com brincadeiras cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas, através de um momento de reflexão sobre a dança enquanto cultura corporal, as tradições dos povos, a dança como forma de expressão em festividades da boa colheita e da caça, casamentos, rituais religiosos, ressignificação de passos e criação de movimentos a partir de danças do momento, a criatividade e o debate sobre os padrões de movimento e padrões estéticos.

A orientação também contou com o estudo e reflexão sobre os critérios de avaliação, as dimensões do conteúdo: Conceitual, procedimental e atitudinal, em que o professor deve avaliar os alunos em sua totalidade, através de uma avaliação formativa e não punitiva.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Andréia Almeida, “proporcionar aos alunos a criação de movimentos é dar liberdade de expressão através da linguagem corporal, e não seguir padrões de passos e coreografias impostos, sem sentido e significado”.

Para o prefeito Heliton do Valle, as formações são de grande importância para atualizar os professores. “É através das formações contínuas que conseguimos capacitar nossos educadores para atender as novas demandas da Educação”, finaliza.