Objetivo foi promover a conscientização do uso racional e incentivar a preservação dos recursos naturais

Publicado em 28 de março de 2022

Educação de Itararé (SP) realiza Semana em Comemoração ao Dia da Água

As ações em comemoração ao Dia da Água contemplaram toda a Rede Municipal de Ensino, de acordo com a Lei Municipal Nº 3915, de 27 de Setembro de 2018, que prevê o Programa de Ensino Ambiental.

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, promoveu, na última semana, a Semana Comemorativa pelo Dia da Água, comemorado no dia 22 de março.

Diversas atividades e projetos foram desenvolvidos nas escolas municipais da zona urbana e nas escolas do campo, com a finalidade de promover a conscientização das crianças para o uso consciente, além de apresentar os diferentes fenômenos da natureza referentes à água, fazendo com que os pequenos conheçam o papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares e na transformação do meio ambiente.

Na segunda-feira (21), a abertura da Semana da Água aconteceu no Núcleo Ambiental, com a participação dos alunos do 2º e 3º ano da Escola Municipal Profº. Newton Marques.

Em continuidade às comemorações, a Escola Municipal Profª. Maria Aparecida dos Santos Brigola, iniciou o Projeto Eco Óleo, para a coleta e reciclagem de óleo saturado e outras gorduras. A atividade envolveu todos os alunos dos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental, além de professores e funcionários de outras escolas municipais e comunidade, promovendo a solução para o destino correto do óleo, sem prejudicar o meio ambiente.

Na quarta-feira (23), na Fazenda Silvério, foi realizado o plantio de mais de 150 mudas, de várias espécies. A ação teve como objetivo recuperar as nascentes, com os alunos dos 6ºs anos da Escola Municipal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Na quinta-feira (24), as Escolas Municipais do Campo Profª. Andréa Ferraz de Oliveira e Profª. Rosemari Lopes Ferreira Biglia, conheceram a Estação de Tratamento de Esgoto, acompanhados pelo responsável da Sabesp, Sr. João Augusto de Oliveira e pelo coordenador municipal de Meio Ambiente, Luis Alberto Capelassi.

Para a secretária municipal de Educação, Andréia Almeida, a Semana da Água é um momento para lembrar a importância do uso sustentável do recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação. “Temos ciência da relevância da água para nossa sobrevivência e de outros seres vivos, por isso o interesse de se trabalhar a conscientização”, complementa.