Produções foram enviadas a fase estadual da competição

Publicado em 6 de setembro de 2019

Educação de Itararé (SP) seleciona textos à Olimpíada de Língua Portuguesa

Comissão julgadora junto a secretária municipal de Educação, Ana Maria (4ª da esq p_ dir).

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, por meio da comissão julgadora municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa 6º Edição – 2019, avaliou e selecionou nesta semana os textos dos alunos das escolas públicas de Itararé para participarem da etapa estadual do concurso.

Após análise segundo os critérios formulados pela organização da Olimpíada, foram selecionadas as produções textuais de cinco estudantes (confira a relação ao fim da matéria).

A comissão foi formada por Jael Lima, Alessandro Pinheiro e Gabriela Almeida, com o apoio técnico das assessoras pedagógicas Tânia Martins e Andreia Almeida, responsável pela equipe e indicação da secretária municipal de Educação, Ana Maria F. S. Oliveira.

Para a secretária, é uma satisfação poder mostrar os talentos da escrita itarareense em um concurso de tamanha magnitude. “Estamos muito felizes com o resultado e a adesão dos nossos estudantes. Isso mostra que a qualidade do ensino em Itararé está cada vez melhor”, pontua.

Selecionados

Categoria: Poema – 5º ano do Ensino Fundamental

Aluno: Vinicius Viera Correa

Título: Lembranças de Itararé
Escola: EM Profª Maria Aparecida dos Santos Brigola

Diretora: Tania Aparecida Da Silva Costa Holtz
Professora: Marina Paulino

Categoria: Memórias literárias – 6º e 7º anos do Ensino Fundamental

Aluna: Maria Eduarda Silva Metring

Título: O lugar onde vivo
Escola: EE Prof. Caetano Carbone

Diretora: Susiene Carvalho Vaurof
Professora: Rosane Flora

Categoria: Crônica – 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

Aluno: Fernando Augusto Vaz Turco

Título: Do outro lado da rua
Escola: EE Tomé Teixeira
Diretora: Wanderli Aparecida Belleza Gesualdi
Professora: Nelma Lúcia Sampaio de Oliveira

Categoria: Documentário -1º e 2º anos do Ensino Médio

Título: Histórias que o rio cavou

Alunos: Maria Gabriela de Mello, Maria Eduarda Guedes Pinto Gianisella e Emilly Alexandra de Souza

Escola: Etec de Itararé

Diretora: Cristina Margareth Weiss
Professora: Letícia Camargo Ferreira Netto

Categoria: Artigo de opinião – 3º ano do Ensino Médio

Título: A nova geração também será refugiada?

Aluna: Amanda Beatriz Becker Pinto

Escola: Etec de Itararé
Diretora: Cristina Margareth Weiss
Professora: Letícia Camargo Ferreira Netto

Saiba mais – A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

Neste ano, o tema selecionado para as produções foi ‘O lugar onde vivo’, que propiciou aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania.