Ao todo, 22 diretores participaram do encontro de integração

Publicado em 27 de maio de 2024

Educação e Desenvolvimento Social de Itararé (SP) promovem ação integrada de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Ao todo, 22 diretores participaram do encontro de integração

A Prefeitura de Itararé (SP), por intermédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), promoveu no dia 16 de maio, um encontro com os diretores das escolas municipais da cidade, com o objetivo de formalizar a realização de um trabalho conjunto na prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Ao todo, participaram 22 diretores.

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social entregou materiais para que os professores pudessem desenvolver atividades junto às crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Entre os materiais entregues, estava “Pipo e Fifi – Prevenção de violência sexual na infância”, escrito por Caroline Arcari e ilustrado pro Isabela Santos, e “Aprenda a se defender da violência sexual”, da Editora Amigos da Natureza Ltda. Os livros tratam do tema de forma lúdica, com linguagem de fácil compreensão e de acordo com a faixa etária dos educandos.

Durante todo o mês de maio, que é o mês de campanha e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, foram realizadas, ainda, diversas atividades, tanto nos serviços socioassistenciais da Política de Assistência Social, como CREAS, CRAS e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, como na Política de Educação, por meio das escolas municipais.

Segundo o coordenador do CREAS, Gleberson Luiz, é de extrema importância que as crianças e adolescentes saibam que podem contar com uma rede de proteção. “O trabalho em conjunto com a Educação é imprescindível para que esse conhecimento chegue até elas”, finaliza.

Saiba mais – No Brasil, o dia de 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, rememorando o caso da menina Araceli, 8 anos, que foi estuprada e brutalmente assassinada por jovens da sua cidade no dia 18 de maio de 1973.

Essa data é importante para tirar o tema da invisibilidade, a modo a informar, sensibilizar, mobilizar e convocar toda a sociedade sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes em nosso país.