As atividades acontecem durante o mês de setembro

Publicado em 19 de setembro de 2023

Educação e Esporte de Itararé (SP) promovem Jogos Escolares 2023

A Secretaria Municipal de Educação de Itararé (SP), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Esportes, promove, neste mês de setembro, os Jogos Escolares do Município 2023.

Estão participando do evento 13 escolas da rede municipal de ensino e duas escolas particulares, do Ensino Fundamental Anos Iniciais 4º e 5º anos e Anos Finais 6º, 7º, 8º e 9º anos.

As modalidades são: queimada, futsal, basquete 3×3 e atletismo (corrida, salto em distância e arremesso de peso).

Nos dias 11 e 12, ocorreram os jogos da modalidade queimada, com os 4º e 5º anos das escolas.

No período da manhã, venceu a E. M. Pref. Eugênio Dias Tatit, ficando como vice-campeã a E. M. Adriano Queiróz Pimentel.

No período da tarde, a equipe vencedora foi a do Colégio Objetivo Andalu, ficando como vice-campeã a E. M. C. Professora Alice Fonseca Braga.

Nos dias 13 e 15, ocorreram os jogos da modalidade futsal, com os alunos de 6º, 7º, 8º e 9º anos, com os seguintes resultados:

Categoria 6º – 7º ano

Escola Campeã: E. M. C. Professora Alice Fonseca Braga
Escola Vice-campeã: E. M. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira
Terceiro Lugar: Colégio SEI

Categoria 8º – 9º ano:

Escola Campeã: Objetivo Andalu
Escola Vice-campeã: E. M. Prof. Juracy Martins
Terceiro Lugar: E. M. C. Professora Alice Fonseca Braga

Os jogos continuam nos dias 18 e 19, com as partidas de basquete 3×3 e, do dia 20 a 28, com as competições de atletismo.

Para a secretária municipal de Educação, Andréia Almeida, “as atividades esportivas não desenvolvem apenas as habilidades físicas, mas as cognitivas também, influenciando diretamente na aprendizagem dos outros componentes curriculares, como a Língua Portuguesa e a Matemática”.

Para o prefeito, Heliton do Valle, aliar Educação e Esporte é fundamental. “Mais do que promover uma Educação de qualidade, conciliar com a prática esportiva, é medida que já vem garantindo ótimos resultados no desempenho de nossos pequenos e jovens itarareenses”, finaliza.

Saiba mais – O projeto dos Jogos Escolares 2023 tem por objetivo promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis, fomentando a atividade esportiva e de lazer.

É através da prática esportiva que os alunos desenvolvem habilidades físicas, cognitivas e emocionais, como por exemplo, aprender a lutar com garra, a perder e a ganhar, desenvolvendo assim, o controle emocional, o trabalho em equipe, a colaboração, o respeito ao próximo e às regras, o Fair Play (jogo limpo), ética, lealdade, ou seja, valores essenciais para a vida.