Encontros aconteceram nos dias 01, 22 e 26 de junho

Publicado em 3 de julho de 2023

Educação Infantil de Itararé (SP) realiza Curso “Musicalização Infantil: explorando sons e ritmos”

Para a supervisora, Eliara Leite, é perceptível o impacto positivo da música no desenvolvimento das crianças e as formas possíveis de explorar todo o seu potencial.

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nos dias 01, 22 e 26 de junho, o Curso de musicalização infantil: explorando sons e ritmos. Na formação, educadores e gestores de diversas instituições de ensino tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e explorar o poder da música como ferramenta educativa.

O curso, que contou com a participação de profissionais apaixonados e especializados na área, proporcionou uma experiência enriquecedora e transformadora para os educadores e gestores presentes. Com aulas teóricas e práticas, os participantes mergulharam no universo da musicalização e descobriram novas formas de utilizar a música como recurso pedagógico.

No primeiro encontro, a professora e assessora técnica pedagógica, Denise Bruno, ministrou a formação com o tema “Qual a importância da música na educação infantil? A aprendizagem significativa e a música”.

Já no segundo encontro, a professora e coordenadora pedagógica, Tânia Machado, abordou experiências transformadoras e inspiradoras em “Como trabalhar a musicalização na rotina da educação infantil”.

E para finalizar, no terceiro encontro, o professor, escritor e compositor Cristiano Santos, compartilhou o seu talento com o tema “Brincando com sons e ritmos”.

A supervisora de ensino, Samara Abrahão relata que os participantes também tiveram acesso a materiais didáticos exclusivos, incluindo sugestões de músicas, partituras simplificadas e recursos audiovisuais. “Esses recursos, aliados aos ensinamentos teóricos, ofereceram suporte adicional aos educadores na aplicação dos conhecimentos adquiridos em suas próprias salas de aula”, complementa.

Já a secretária da Pasta, Andreia Almeida, afirma que “o Curso de Musicalização Infantil: explorando sons e ritmos” também se destacou pela integração entre teoria e prática, com atividades que permitiram aos participantes vivenciarem na pele o que as crianças experimentam. Isso contribuiu para que os educadores compreendessem a importância da musicalidade na formação integral dos pequenos e se sentissem preparados para aplicar os conhecimentos adquiridos em suas rotinas escolares”.