Publicado em 21 de maio de 2018
Ao todo, foram realizados três encontros presenciais
Ao todo, foram realizados três encontros presenciais, sendo nove horas teóricas e três de atividades
Vinte educadores da Rede Municipal de Ensino de Itararé concluíram na última sexta-feira (18) o curso de Produção e Revisão Textual.
Com objetivo de desenvolver a competência linguística, a fim de formar bons leitores e produtores de texto (oral e escrito), a iniciativa contou com carga horária de 12 horas. Ao todo, foram realizados três encontros presenciais, sendo nove horas teóricas e três de atividades.
A formação ficou a cargo das assessoras técnico pedagógicas Ana Maria Ribas de Oliveira e Andreia Almeida, responsáveis, respectivamente, pelos ciclos I e II e III e IV.
Conforme elas, desde a implantação do Programa Ler e Escrever, trabalhar com produção e revisão de texto é uma atividade desafiadora, tanto para educandos como educadores. “A realização dos estudos do material tem se rompido com a visão tradicional de redação, na qual os alunos deveriam usar a criatividade e escrever um bom texto utilizando todo o conhecimento de gramática e ortografia ‘aprendidos’ de forma isoladas”, comentam.
Segundo as educadores, na proposta do Ler e Escrever, o professor deve ensinar os alunos a produzirem textos e o trabalho com gramática e ortografia ganhou grande ênfase no momento da revisão textual. “Nesse sentido, se faz necessário um estudo constante por parte dos professores dos ciclos I, II, III e IV, para se conhecer, rever e refletir, sobre os procedimentos de trabalho com produção e revisão de texto”, detalham.
Para o prefeito, Heliton do Valle, a capacitação regular dos educadores é essencial. “Fazemos questão de primar por isto, pois sabemos que os maiores beneficiados serão nossos alunos”, finaliza.