Ação fez parte das atividades da disciplina de Língua Portuguesa

Publicado em 4 de outubro de 2019

Em Itararé (SP), alunos da EM do Campo Alice Fonseca Braga produzem telejornal

O projeto foi desenvolvido pela professora Marlene Pereira Gil junto aos alunos do 7º ano

A sala de aula virou estúdio, as mesas se transformaram em bancada, a lousa em cenário e o dia a dia do distrito de Santa Cruz dos Lopes, em Itararé (SP), na pauta da vez para os jovens repórteres do 7º ano da Escola Municipal do Campo Alice Fonseca Braga. Foi através de vídeo-reportagens, feitas pelos próprios alunos, que a turma encerrou as atividades do bimestre.

Conforme a professora de Língua Portuguesa e idealizadora do projeto, Marlene Pereira Gil, os gêneros textuais jornalísticos fazem parte da grade curricular e, após aulas expositivas e dialogadas, foi decidido de comum acordo que as atividades práticas a respeito dos temas propostos seriam realizadas utilizando o formato de telejornal.

Segundo a educadora, todo o processo de elaboração de pauta, captação de imagem, entrevista e edição dos vídeos foi feito inteiramente pelos estudantes. “Atividades envolvendo tecnologias e que tragam ludicidade ao conteúdo estudado sempre conquistam os alunos e proporcionam excelentes resultados”, destaca.

O encerramento do projeto se deu através de uma palestra ministrada pela jornalista e assessora de imprensa da Prefeitura, Rafaela Plinta e da apresentação dos vídeos desenvolvidos às assessoras técnico pedagógicas Andréia Almeida e Vanessa Borges.

Para o prefeito, Heliton do Valle, através de ações como essa é possível construir uma educação cada vez melhor. “A escola deve ser um local que proporciona experiências diferenciadas ao mesmo tempo em que ensina. Através de iniciativas como essas, garantimos uma formação mais rica e completa à nossas crianças e adolescentes”, finaliza.