Atração reuniu, aproximadamente, oito mil pessoas

Publicado em 29 de agosto de 2019

Em Itararé (SP), desfile cívico comemora os 126 anos da cidade

O evento, realizado na quarta-feira (28), marcou os 126 anos do município

Alunos da Rede Municipal de Ensino, funcionários públicos, bandas e entidades convidadas lotaram a rua São Pedro, em Itararé (SP) para o tradicional desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade.

O evento, realizado na quarta-feira (28), marcou os 126 anos do município e teve como tema ‘Um caminho para a paz: educação, colaboração e solidariedade’. A atração foi prestigiada por, aproximadamente, oito mil pessoas, entre munícipes e autoridades civis e militares, além do prefeito, Heliton do Valle, acompanhado da primeira-dama, Denise do Valle e do secretariado municipal.

Em discurso, o chefe do Executivo destacou o trabalho duro da equipe não somente durante o desfile, mas ao longo dos dois anos e oito meses de gestão. “Esse é um momento de muita alegria para nossa Itararé. É dia de comemorar não somente o aniversário de nossa cidade, como também todas as conquistas obtidas em prol da população”, destaca.

Desfile – Com o tema ‘Um caminho para a paz: educação, colaboração e solidariedade’, as escolas levaram às ruas questões como educação inclusiva, valores humanos, paz no trânsito, violência e família e escola, representadas através de placas, bandeiras e apresentações.

A abertura foi realizada pelo Tiro de Guerra 02-017, pela Guarda Civil Municipal (GCM) e pelas Polícias Rodoviária e Militar. A música, mais uma vez, ficou à critério da banda Clarins de Sião da igreja Assembleia de Deus.

A ação contou com massiva participação da comunidade, com a presença de pais e familiares dos alunos da Rede Municipal de Ensino; da Associação Itarareense da Pessoa com Deficiência (AIPD); APAE; o artista Fernando Graffiteiro; o grupo Libras Conecta; Grupo de Capoeira ‘Cordão de Ouro’; ciclistas e corredores de Itararé; Colégios Objetivo e Adventista; Clube de Desbravadores Adventista; fanfarras de Sengés (PR) e Itaberá (SP) e da Guarda Mirim Municipal. Desfilaram ainda as Secretarias Municipais de Agricultura e Pecuária, Saúde, Assistência Social, Serviços Municipais, Fundo Social de Solidariedade e as Coordenadorias Municipais de Cultura, Meio Ambiente e Esporte.

O evento foi finalizado com o desfile de carros antigos, rebaixados e do Clube das Gaiolas.

Confira a listagem completa das escolas que participaram e os subtemas apresentados:

Educação infantil – Educação Ambiental, desafios à educação do século XXI

EM Adriano Queiroz Pimentel, parceria com a APAE – Educação Inclusiva

EM do Campo Profª Alice Fonseca Braga – Pilares da Educação – Aprendendo a ser, a conviver, a aprender e a fazer

EM do Campo Prof Messias Sodré – Trânsito eu faço a diferença

EM do Campo Profª Rosemari Lopes Ferreira Biglia – Valores Humanos

EM Prefeito Eugênio Dias Tatit – Mídias da paz

EM Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira – A violência não existe para quem tem paz!

EM Maria da Silveira Vasconcelos – Diversidade Cultural

EM Prof Newton Marques – Ensino Religioso

EM Profª Maria Aparecida dos Santos Brigola – Drogas

EM Profª Ione Maria Marques Martins dos Santos – Família e Escola

EM Profª Maria Jesus Klocker Camargo – Preconceito

EM Profª Maria Olívia de Mello – Educação Musical

EM Prof Juracy Martins – Esporte

Convidados – Escolas Estaduais, ETEC, colégios particulares, Aventureiros Adventistas, Desbravadores Adventistas, Fanfarra de Itaberá – Escola Leôncio, Secretaria Municipal de Assistência Social, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria Municipal da Saúde, Coordenadoria Municipal de Esportes, Projeto Gol Legal, Projeto de Desenvolvimento Esportivo e Resgate Social, Esporte Comunidade, Coordenadoria Municipal de Turismo e da Cultura, Miss Itararé Be Emotion 2019, Grupo de Dança Gaúcha e Vida, ONG – Restaurando Sonhos, Associação Cultural – Bairro Ideal, Dança Gaúcha Machado, Airsoft, Capoeira, Banda Marcial Guarda Mirim, Ciclismo de Itararé, Corrida Mexa-se pela Vida, Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria Municipal de Serviços Municipais, carros antigos.