Ação foi em virtude à Semana Estadual de Combate ao Mosquito Aedes aegypti
Publicado em 7 de dezembro de 2022
A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da parceria entre as Secretaria municipais de Educação e Saúde, realizou atividade sobre o combate à dengue junto aos alunos da rede municipal.
As ações aconteceram durante os dias 21 a 26 de novembro, na Semana Estadual de Combate ao Mosquito Aedes aegypti.
Conforme a educadora em Saúde, Viviane Orejana, em sala de aula, as crianças puderam, através de atividades lúdicas, leituras e conversas, aprender mais sobre os perigos da picada do mosquito e como impedir a sua proliferação. “Vimos a necessidade da realização de atividades educativas junto aos alunos, e, dessa forma, fornecemos vídeos educativos, cartazes, slides, material para impressão, para todas as escolas municipais”, detalha.
O que você pode fazer para ajudar no combate – Através de ações simples, a população pode atuar na prevenção à proliferação do mosquito da Dengue. Confira:
– Manter fechados recipientes que possam acumular água
– Encher pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana
– Deixar garrafas de vidro com a boca para baixo
– Manter as caixas d’água tampadas
– Limpar calhas frequentemente
– Descartar corretamente os pneus
– Tampar ralos e lixeiras
– Quando não estiver utilizando a piscina, mantenha sempre fechada e limpa
– Evitar lixo e entulhos deixados em terrenos baldios
O uso de repelentes e tela mosquiteiro também são recomendados para prevenção e combate ao Aedes aegypti.
A Saúde de Itararé lembra ainda que mulheres grávidas precisam ter ainda mais atenção com a prevenção. Conforme Viviane, nos últimos anos foi observado uma grande proliferação dos casos de microcefalia em bebês, relacionados ao vírus Zika. “É essencial que gestantes estejam sempre atentas ao ambiente e consultem seus médicos sobre a utilização de repelentes. As telas em janelas e portas podem ser grandes aliadas nesse momento”, explica.
Sintomas da dengue – Em adultos, a primeira manifestação é a febre alta, entre 39°C a 40°C, de início repentino, associada a:
– Dor de cabeça
– Prostração
– Dores musculares, nas juntas e atrás dos olhos
– Vermelhidão no corpo (exantema)
– Coceira.
Anorexia, náuseas, vômitos e diarreia não volumosa podem estar presentes, mas são menos frequentes.
Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos são as medidas de rotina para aliviar os sintomas. Pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, precisam de assistência médica. Sob nenhum pretexto, devem recorrer à automedicação, que pode acarretar no agravamento da doença.