Ação foi em virtude à Semana Estadual de Combate ao Mosquito Aedes aegypti

Publicado em 7 de dezembro de 2022

Em Itararé (SP), escolas da rede municipal realizam atividades sobre combate à dengue

A saúde disponibilizou material para impressão, slides, cartazes e vídeos educativos

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da parceria entre as Secretaria municipais de Educação e Saúde, realizou atividade sobre o combate à dengue junto aos alunos da rede municipal.

As ações aconteceram durante os dias 21 a 26 de novembro, na Semana Estadual de Combate ao Mosquito Aedes aegypti.

As ações aconteceram durante os dias 21 a 26 de novembro

Conforme a educadora em Saúde, Viviane Orejana, em sala de aula, as crianças puderam, através de atividades lúdicas, leituras e conversas, aprender mais sobre os perigos da picada do mosquito e como impedir a sua proliferação. “Vimos a necessidade da realização de atividades educativas junto aos alunos, e, dessa forma, fornecemos vídeos educativos, cartazes, slides, material para impressão, para todas as escolas municipais”, detalha.

Estudantes desenvolveram atividades em sala de aula

O que você pode fazer para ajudar no combate – Através de ações simples, a população pode atuar na prevenção à proliferação do mosquito da Dengue. Confira:
– Manter fechados recipientes que possam acumular água
– Encher pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana
– Deixar garrafas de vidro com a boca para baixo
– Manter as caixas d’água tampadas
– Limpar calhas frequentemente
– Descartar corretamente os pneus
– Tampar ralos e lixeiras
– Quando não estiver utilizando a piscina, mantenha sempre fechada e limpa
– Evitar lixo e entulhos deixados em terrenos baldios

O uso de repelentes e tela mosquiteiro também são recomendados para prevenção e combate ao Aedes aegypti.

A Saúde de Itararé lembra ainda que mulheres grávidas precisam ter ainda mais atenção com a prevenção. Conforme Viviane, nos últimos anos foi observado uma grande proliferação dos casos de microcefalia em bebês, relacionados ao vírus Zika. “É essencial que gestantes estejam sempre atentas ao ambiente e consultem seus médicos sobre a utilização de repelentes. As telas em janelas e portas podem ser grandes aliadas nesse momento”, explica.

As crianças puderam, através de atividades lúdicas, leituras e conversas, aprender mais sobre os perigos da picada do mosquito

Sintomas da dengue – Em adultos, a primeira manifestação é a febre alta, entre 39°C a 40°C, de início repentino, associada a:
– Dor de cabeça
– Prostração
– Dores musculares, nas juntas e atrás dos olhos
– Vermelhidão no corpo (exantema)
– Coceira.

Anorexia, náuseas, vômitos e diarreia não volumosa podem estar presentes, mas são menos frequentes.

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos são as medidas de rotina para aliviar os sintomas. Pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, precisam de assistência médica. Sob nenhum pretexto, devem recorrer à automedicação, que pode acarretar no agravamento da doença.