Evento abordou o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”

Publicado em 14 de abril de 2022

Em Itararé (SP), etapa municipal da IV Conferência Nacional de Educação 2022 reúne mais de 130 pessoas

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na última terça-feira (12), a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE) – Etapa Municipal. O evento foi realizado na FAFIT- faculdades integradas de Itararé e contou com a participação de autoridades locais, representantes de vários segmentos e profissionais da educação.

Sob o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”, a Etapa Municipal da IV Conferência Nacional de Educação CONAE-2022 do Plano Nacional de Educação o encontro reuniu cerca de 130 pessoas entre profissionais da educação, delegados, coordenadores e organizadores do setor, que discutiram os rumos da educação brasileira para os próximos 10 anos.

A educadora Selma Cravo deu início aos debates apresentando aos presentes 7 temas que perpassam todos os eixos estruturados no documento: avaliação diagnóstica, valorização profissional, inclusão, equidade, qualidade, gestão democrática e inovação/conectividade.

Durante a Conferência, foram abordadas as proposições do Documento Referência da CONAE 2022 e aspectos referentes à educação local, estadual e nacional. As emendas foram analisadas e aprovadas pelos grupos de estudos.

Para a secretária municipal de Educação, Andreia Almeida: “sociedade precisa de sujeitos que busquem garantir o direito à educação de qualidade, eficiente e efetiva e nós, que aqui estamos, somos estes agentes em busca dessa qualidade de ensino”.

De acordo com o prefeito, Heliton do Valle, “é imprescindível aproveitar este espaço de debate, um espaço democrático de construção e proposição de avanços e mudanças. Que nossas escolhas sirvam para melhoria da educação no Brasil, para que Itararé continue sendo destaque e referência no que se refere a educação”.

O encontro reuniu cerca de 130 pessoas entre profissionais da educação, delegados, coordenadores e organizadores do setor