A aplicação do exame visa diagnosticar o aprendizado dos estudantes e contribuir para a melhoria da educação municipal

Publicado em 29 de novembro de 2023

Em Itararé (SP), provas do SARESP serão aplicadas na próxima terça (05)

A Secretaria Municipal de Educação, através de sua Equipe Técnica dos Anos Iniciais, promoveu, na última terça-feira (21), um treinamento especial para gestores e professores.

Itararé, São Paulo – A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, está nos preparativos finais para a aplicação das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). A aplicação acontecerá na próxima terça-feira (05), contemplando os estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais da rede municipal.

Para garantir a eficiência do processo avaliativo, a Secretaria Municipal de Educação, através de sua Equipe Técnica dos Anos Iniciais, promoveu, na última terça-feira (21), um treinamento especial para gestores e professores. Este treinamento focou nos procedimentos necessários para a aplicação do SARESP, destacando o papel fundamental do diretor escolar e dos professores aplicadores no processo.

Conforme a supervisora de Ensino, Luciana Becker, a realização dessas provas é uma resposta à Lei nº 17.575, de 11 de novembro de 2022, que instituiu o Índice de Qualidade da Educação Municipal (IQEM). O IQEM é calculado com base em diversos indicadores, incluindo o desempenho dos alunos nas avaliações, evolução deste desempenho, taxas de participação, reprovação e abandono escolar. “Esses indicadores são essenciais para entendermos e melhorarmos continuamente a qualidade do nosso sistema educacional”, explica.

De acordo com a secretária da Pasta, Andréia Almeida, “com esses dados, podemos obter indicadores educacionais que são fundamentais para elaborar intervenções técnico-pedagógicas. Nosso objetivo é corrigir quaisquer distorções identificadas e, assim, elevar a qualidade da educação em nossa rede municipal”.

Conforme o prefeito, Heliton do Valle, a preparação da equipe é fundamental. “Estamos comprometidos em garantir a excelência educacional em nossa cidade, e a aplicação das provas do SARESP é um passo fundamental nessa direção. Com os dados que obteremos, poderemos focar em áreas que precisam de mais atenção e recursos, assegurando que cada estudante em Itararé tenha acesso a uma educação de qualidade e possa alcançar todo o seu potencial”, finaliza.

Saiba mais – O SARESP é reconhecido como o principal diagnóstico da situação educacional básica no estado de São Paulo. Seu propósito é orientar os gestores de ensino na formulação e monitoramento de políticas voltadas para a melhoria contínua da qualidade da educação.