Ação, que contou com a participação da GCM de Itapeva (SP), também apreendeu mais de 100 pacotes de cigarro, dois celulares e mais de R$ 9 mil em espécie

Publicado em 6 de março de 2024

Em operação conjunta, Polícia Militar e GCM de Itararé (SP) prende duas pessoas, drogas, armas e mais de 50 munições em Apiaí (SP)

Ao todo, 18 veículos foram vistoriados e 37 indivíduos foram abordados.

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé (SP) participou, nesta terça-feira (05), de mega operação da Polícia Militar no município de Apiaí (SP). A ação, que também contou com a participação da GCM de Itapeva (SP), teve a finalidade de combater o crime organizado na busca de envolvidos em confronto de disputa por pontos de tráfico de drogas.

Conforme a corporação, o município registrou, nas últimas semanas, um confronto dos grupos rivais de responsáveis pelo tráfico de entorpecentes, resultando em quatro pessoas feridas por arma de fogo e um óbito.

Diante do cenário, o Ministério Público, em conjunto com as forças de Segurança dos municípios de Apiaí (SP), Itararé (SP) e Itapeva (SP), deflagrou a operação a fim de localizar os envolvidos, apreender armas e drogas.

Durante a ação, que teve início às 16h, duas pessoas foram presas, sendo uma procurada da Justiça e uma em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Diversas armas e munições foram apreendidas, sendo uma arma de fogo calibre 32, uma arma calibre 22, um simulacro de pistola PT100, uma carabina se chumbinho calibre 4.5, uma arma de chumbinho calibre 4.5, 10 munições calibre 32, 40 munições calibre 22, duas munições calibre 16, uma munição calibre 28 e quatro estojos calibre 36.

Também foram apreendidos 277 papelotes de cocaína, 104 pacotes de cigarro, dois celulares e a quantia de R$ 9.097,75 em dinheiro.

Ao todo, 18 veículos foram vistoriados e 37 indivíduos foram abordados.

Conforme o secretário municipal de Defesa Social, Leonardo Kufta, três equipes da GCM participaram da operação. “Enviamos três equipes da nossa GCM, sendo duas do Canil e uma da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) para a ação. No total, seis agentes da nosso corporação colaboraram”, explica.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a boa estruturação da instituição é o que possibilita o apoio às demais cidades. “Temos, hoje, uma corporação completa e extremamente qualificada. Com equipes preparadas para atuar nas diferentes ocorrências, conseguimos ampliar a área de atuação e nos colocar à disposição das demais forças de segurança para apoio e presença em operações em outras municipalidades. Garantimos a segurança de nossos itarareenses, estendendo as fronteiras da preservação da ordem em nossa região”, finaliza.