Espaço estruturado com cozinha industrial será destinado a cursos e capacitações para famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade

Publicado em 27 de junho de 2024

Em parceria com Governo do Estado, prefeito de Itararé (SP) inaugura Projeto Cozinhalimento

O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, inaugurou, nesta quinta-feira (27), as instalações do Projeto Cozinhalimento. A iniciativa é uma parceria do município com o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria Estadual de Agricultura e do Fundo Social de Solidariedade.

Com o projeto, o município realizou a instalação de uma cozinha industrial completa para a realização de cursos e capacitações a famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade, cadastradas no Cadastro Único.

O objetivo da ação é capacitar agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável, promovendo o incentivo à geração de renda e o fortalecimento dos cursos profissionalizantes.

O espaço adequado e equipado para as aulas é resultado de um investimento de R$ 167.737,34, sendo R$ 60 mil provenientes do convênio do Estado para a aquisição dos equipamentos e R$ 107.737,34 de recursos próprios para a adequação do local.

Dentre as melhorias realizadas, estão: a instalação de bancadas e cuba; a colocação de revestimentos cerâmicos em pisos e paredes; a instalação de parede drywall; instalação de rede de gás, adaptações da parte elétrica, incluindo novos circuitos de tomadas, novo quadro de energia e luminárias em LED; guarda corpo; reforma parcial do piso interno; construção de calçada e pintura externa e interna.

Para o prefeito, o projeto vem para fortalecer a geração de oportunidades. “É mais uma iniciativa que não só oferece a oportunidade de um emprego, mas que capacita nossos itarareenses para que consigam uma boa recolocação no mercado de trabalho, oferecendo ainda, o suporte necessário para aqueles que desejam começar o seu próprio negócio, incentivando a capacitação e o empreendedorismo”, finaliza.