A atividade ocorrerá no dia 22 de agosto, no Museu Municipal Camilo de Melo Pimentel

Publicado em 27 de julho de 2023

Em parceria com MIS, Cultura de Itararé (SP) abre inscrições para oficina presencial de atuação para Cinema

As vagas são limitadas e a seleção se dará por ordem de inscrição.

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Coordenadoria Municipal de Cultura, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), informa que estão abertas, até 18 de agosto, as inscrições para a oficina presencial de atuação para Cinema.

A formação será realizada no dia 22 de agosto, das 13h às 17h no Museu Municipal, à rua Belizário Pinto, 70, Vila Jurandir, com a oficineira Vanise Carneiro.

As vagas são limitadas e a seleção se dará por ordem de inscrição. Os interessados poderão se inscrever pelo link: forms.gle/jYDCLSAQUpxahqvV7

Saiba mais – Atuação para Cinema é uma oficina prática, onde são realizados exercícios com câmera, gravação de cenas em duplas e grupos, introduzindo o trabalho do ator na linguagem audiovisual.

Com ênfase na presença e organicidade da atuação para esta linguagem, a oficina apresenta um caminho de exposição do ator, de forma natural, não interpretativa. As dinâmicas propostas envolvem exercícios para trazer o ator para o momento presente (aqui e agora), estimulando sua disponibilidade corporal, sensorial e emocional e a conexão com o outro através da ampliação da escuta.

O trabalho envolve também como educar o olhar para o entendimento da linguagem audiovisual, explorando a relação ator/personagem e as relações da atuação com outras áreas da criação: fotografia, roteiro, som, direção de arte etc.

Sobre a oficineira – Vanise Carneiro é atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco e pesquisadora em cinema, cursou Bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS.? Atuou em diversos espetáculos teatrais, curtas, longas-metragens e minisséries para TV.? Por sua atuação em cinema e teatro recebeu diversos prêmios entre eles prêmio Açorianos e prêmio José Lewgoy de Melhor Atriz, foi também premiada nos festivais de cinema de Gramado, Brasília, Ceará e São Luís do Maranhão.

Desenvolveu a pesquisa: Atuação para cinema – o trabalho do ator da preparação à filmagem, com bolsa de pesquisa do Fundo Municipal de Apoio à Arte de Porto Alegre. Nos últimos anos vêm ministrando oficinas de atuação e desenvolvendo o trabalho de preparação de elenco, com atores e não atores, para cinema. Vive em São Paulo desde 2011.