Ações acontecerão durante todo o mês de outubro e abrangem as áreas de música, dança, teatro, artes visuais e documentário
Publicado em 13 de setembro de 2022
A Prefeitura de Itararé, através da Coordenadoria Municipal de Cultura, divulgou o cronograma de oficinas culturais de formação para o interior.
As ações, promovidas em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo, são gratuitas e abrangem as áreas de música, dança, teatro, artes visuais e documentário.
Todas as oficinas possuem número de vagas limitado e condicionado à ordem de inscrição. Confira abaixo:
CLUBE DE LEITURA – UM BRASIL EM MUITOS GÊNEROS
Coordenação: Felipe Souza
Datas e horários: 03, 05, 10, 17, 19, 24 e 26 de outubro (às segundas e quartas-feiras), das 18h30 às 20h30
60 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Acima de 16 anos, interessados em literatura em geral.
Link para inscrição: https://forms.gle/pUeEDGRMbiumZCRs9
Sinopse: Clube de leitura focado na literatura brasileira contemporânea, com destaque para três gêneros literários: conto, poesia e romance. Além da discussão dos livros, será feito um panorama da produção literária brasileira em cada um dos três gêneros, de modo a apresentar outras obras e autores. Para uma maior imersão, serão propostos ainda exercícios de criação de textos, os quais serão lidos e discutidos ao longo dos encontros. Uma seleção de textos de cada obra será disponibilizada aos participantes antes de cada encontro, de modo a que possam fazer as leituras com antecedência.
ENCONTROS E DIÁLOGOS – FELICIDADE E O EXCESSO DE POSITIVIDADE
Coordenação: Eliana C. Curvelo
Data e horário: 06 de outubro, das 18h30 às 20h30
60 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Interessados à partir de 16 anos
Link para inscrição: https://forms.gle/HkksVVUgthpdzbA4A
Sinopse: Esta atividade busca provocar diálogos sobre nossas percepções de felicidade e da sobrecarga de positividade em nosso cotidiano, que nos individualiza e nos encarcera em padrões que nos excluem de nossas próprias vidas.
ENCONTROS E DIÁLOGOS – A ARTE E A GUERRA
Coordenação: Eliana C. Curvelo
Data e horário: 11 de outubro, das 18h30 às 20h30
60 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Interessados à partir de 16 anos
Link para inscrição: https://forms.gle/AgfiUpPNptr4VJ1a7
Esta atividade busca provocar diálogos sobre como estamos nos comportando uns com os outros no nosso cotidiano. A arte e as produções artísticas podem mobilizar novas formas de pensamento crítico sobre a nossa vida e proporcionar a conscientização sobre como fazemos guerra todos os dias e como podemos iniciar um outro movimento.
OFICINA: PRATICANDO DUCHAMP: APROPRIAÇÃO E ASSEMBLAGEM NAS ARTES VISUAIS
Coordenação: Marietta Toledo
Datas e horários: 24, 26 e 28 de outubro, das 10h às 12h
50 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Interessadas e interessados em artes visuais.
Materiais necessários: tesoura, cola, papel, tecidos, objetos diversos como, botões, moedas, parafusos, tampinhas de garrafa entre outros.
Link para inscrição: https://forms.gle/fL3zxpqna7WXCY8r7
Sinopse: Esta oficina tem por objetivo instigar os participantes a criar trabalhos artísticos a partir da ressignificação de objetos e da construção de esculturas feitas pelo método da assemblagem (reunião de utensílios diversos de maneira que juntos surja uma obra de arte com um novo significado dos objetos utilizados). A principal inspiração ou base teórica será a vida e obra de Marcel Duchamp, artista que rompeu com a tradição do humanismo nas artes visuais, desmistificou o artista e abriu as possibilidades de produção de obras de arte ou, melhor dizendo, ressignificou o objeto de arte,criando o ready made, e principalmente o discurso artístico.
OFICINA: DANÇAS AUTORAIS E VIDEODANÇA
Coordenação: Cibele Ribeiro
Datas e horários: 18, 20, 25 e 27 de outubro, das 10h às 12h
30 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Bailarinos, atores, performers, músicos, artistas plásticos (estudantes ou profissionais) e interessados em geral.
Link para inscrição: https://forms.gle/FHU1o3XShB62aMDL6
Sinopse: A oficina parte do intuito de proporcionar aos participantes vivências criativas e experiências de composição de movimentos e de cenas em vídeo e para a linguagem híbrida da videodança, integrando a expressão natural, cotidiana e a técnica de dança. A videodança é hoje um meio de expressão pessoal e social, além de importante meio de divulgação dos trabalhos em dança, assim como ponto de partida para outros processos criativos.
OFICINA: PERSONAS ANÔNIMAS (OFICINA DE MÁSCARAS EM UPCYCLING)
Coordenação: Daniel Normal
Datas e horários: 18, 20, 25 e 27 de outubro, das 14h às 16h
20 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Materiais necessários: materiais que seriam descartados (em especial roupas, acessórios, embalagens, caixas, etc), cola quente, tesouras, estiletes, agulhas e linhas, cola branca, cola de tecido, grampeador.
Link para inscrição: https://forms.gle/Y4yBDdG8tDBrBPgc6
Sinopse: Upcycling é o processo de criar algo novo e melhor a partir de itens antigos. Em contraste com a reutilização ou a reciclagem, o Upcycling usa materiais existentes para melhorar os originais.Os participantes poderão criar novas personas e/ou seres que os representem como identidade através de máscaras.
OFICINA CONHECENDO A RABECA
Coordenação: Fernando Barroso
Datas e horários: 13 de outubro, das 18h30 às 21h30
15 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Interessados em geral
Link para inscrição: https://forms.gle/yT4x2akZqzxea3Xb8
Sinopse: A oficina de Rabeca tem por objetivo proporcionar aos participantes uma vivência prática e teórica do universo musical da rabeca, trazendo referências musicais e sugestões de maneiras diversas de tocar e construir este instrumento.
OFICINA: STREET DANCE – LEVEL ONE
Coordenação: Matheus Mira
Datas e horários: 18, 20, 25 e 27 de outubro, das 18h30 às 20h30
35 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Iniciantes à partir de 16 anos
Link para inscrição: https://forms.gle/uqKP3mHe8zdGGu3n9
Sinopse: A atividade aborda as expressões corporais que deram origem às linguagens da dança, a partir das nomenclaturas e contextos históricos. O participante será convidado a trabalhar variados níveis de dimensionalidade, velocidade e texturas tendo como principal foco o Hip Hop Dance (NY, L.A, EUR), popping (e danças culturalmente unificadas) e house music.
OFICINA: DIONISO: MITO, TRAGÉDIA GREGA E ARQUÉTIPO
Coordenação: Patrícia Teixeira
Datas e horários: 03, 05, 7, 10 de outubro, das 14h às 16h
50 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Profissionais e estudantes de teatro, cinema, roteiristas, dramaturgos, escritores, psicólogos, educadores, contadores de histórias e interessados no tema.
Link para inscrição: https://forms.gle/6YXYRL6QseBrg4vL6
Sinopse: Esta oficina apresenta uma visão do deus grego Dioniso como mito precursor da origem do teatro na Grécia, estabelecendo sua relação com o nascimento da tragédia grega na perspectiva de Nietzsche e como força arquetípica presente na psique humana desde a antiguidade até a atualidade, segundo a leitura de Carl Gustav Jung – fundador da Psicologia Analítica.
PALESTRA: FICÇÃO CIENTÍFICA: IMAGINAÇÃO E LITERATURA
Coordenação: Ana Rüsche
Datas e horários: 04 de outubro, das 18h30 às 21h30
50 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Pessoas que gostam de ficção científica, incluindo as com menos familiaridade com o gênero
Link para inscrição: https://forms.gle/LMfn8FGCJUN2FGNP7
Sinopse: A ficção científica concede importantes ferramentas imaginativas para darmos conta de lidar com nossa realidade e com a mudança. A partir de ícones clássicos, a atividade passará por manifestações diferentes desse gênero literário tão potente, de robôs às inteligências artificiais, de espécies geneticamente modificadas a alienígenas de estrelas distantes.
PALESTRA DE LITERATURA INDÍGENA: A CATEGORIA PERSONAGEM
Coordenação: Julie Dorrico
Datas e horários: 31 de outubro, das 18h30 às 20h
50 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Educadores da rede básica e ensino superior; mediadores de leitura; estudantes (ou não) de escrita criativa.
Link para inscrição: https://forms.gle/FVyNwriNKnnuaJTM6
Sinopse: Esta palestra pretende abordar a categoria de personagens das obras autorais indígenas no que tange aos humanos e não humanos. A atividade de leitura consiste em sinalizar para os leitores educadores e mediadores de leitura o paradigma indígena do pertencimento à floresta, uma vez que usa o livro editorial para manifestar as narrativas cosmológicas e culturais próprias. Também serão projetados objetos, animais e crenças trazidos pelos personagens como forma de aproximar o público indígena e não indígena da cultura do livro apresentado. A exposição também intenciona convidar os participantes a elaborarem sugestões de oficinas que incluam a literatura indígena nos exercícios de sala de aula e mediação de leitura desde uma abordagem antirracista nativa.
PALESTRA: CRIAÇÃO DE NARRATIVA AUDIOVISUAL
Coordenação: Fábio Ranzani
Datas e horários: 05 de outubro, das 18h30 às 20h30
30 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Para aquelas pessoas que já tenham desenvolvido ou queiram desenvolver uma narrativa para qualquer formato de comunicação.
Link para inscrição: https://forms.gle/1b7nL3pwCShYSHZa9
Sinopse: Neste encontro busca-se compreender e introduzir as bases para a criação de uma narrativa audiovisual. A Oficina tem como objetivo passar os conceitos básicos para a criação de uma história: personagem, estrutura narrativa, conflito e elementos visuais.
OFICINA: A CRIAÇÃO TEATRAL INSPIRADA POR ARTISTAS LATINO-AMERICANAS – FEMINISMO E DISSIDÊNCIAS
Coordenação: Viviane Dias
Datas e horários: 04, 06, 11, 13 de outubro, das 14h às 16h
25 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Interessados em teatro, feminismo, temas contemporâneos, América Latina. Estudantes de escolas públicas. Pessoas interessadas na cena e no texto.
Link para inscrição: https://forms.gle/cKAV8hhusmVJqiM1A
Sinopse: Como as obras de artistas mulheres podem nutrir novos imaginários? Como as propostas de certas criadoras, mulheres acostumadas à desobediência da cultura hegemônica, masculina, podem ajudar nos esforços criativos no teatro? A oficina pretende ser não apenas um espaço de fomento ao teatro, de forma livre e acessível, mas também de discussões éticas e estéticas ligadas à necessária valorização da mulher em nossa sociedade e produção de imagens alternativas às do sistema de pensamento dominante (patriarcal). Trata-se de uma oficina para pessoas interessadas em teatro (atuação e dramaturgia) e voz feminina latino-americana. A oficina propõe um olhar sobre obras – na sua intrínseca relação forma-conteúdo – que constelam imaginários para além daquele imposto pelos colonizadores, patriarcal, na busca de enzimas criativas. E a criação de textos e cenas.
OFICINA: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E PORTFÓLIOS
Coordenação: Natalie Mirêdia
Datas e horários:
– Turma A: 03, 04, 10, 11 de outubro, das 18h30 às 20h30
– Turma B: 17, 20, 24, 27 de outubro, das 14h às 16h
25 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Jovens, estudantes, artistas, agentes culturais, profissionais da área de arte e cultura, interessados em documentação de artista em geral, arte educadores.
Link para inscrição:
– Turma A: https://forms.gle/7BDM7N4Ykb1E772S8
– Turma B: https://forms.gle/SGaXF4x6TLpurcFD6
Sinopse: Esta oficina visa realizar o acompanhamento e desenvolvimento de projetos e portfólios na área de arte e cultura em geral. A oficina visa incentivar a produção artística em artes visuais e demais áreas correlatas através da proposição de exercícios poéticos e discussão dos projetos em artes dos participantes.
OFICINA: INTRODUÇÃO A FOTOGRAFIA CRIATIVA
Coordenação: Melissa Szymanski
Datas e horários:
– Turma A: 03, 05, 07,10 de outubro, das 10h às 12h
– Turma B: 04, 06, 11 e 13 de outubro, das 14h às 16h
50 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Pessoas que buscam aprender a fotografia de maneira criativa e consciente, aplicando esse conhecimento no seu cotidiano.
Observação: Não é necessário possuir câmera fotográfica digital ou analógica para realizar a oficina. Se o participante possuir, é importante ter a câmera e o manual em mãos.
Link para inscrição:
– Turma A: https://forms.gle/m2QXdH9Db7xUAjST6
– Turma B: https://forms.gle/cHS1FUaZ2refsBeG9
Sinopse: Esta oficina visa mostrar o quão importante é aprender os pilares da fotografia e entender o percurso da luz, partindo da premissa que será ensinado o modo manual, dando ênfase nas câmeras: SLR, DSLR e semiprofissionais e as seguintes funções: ISO, as diferenças entre: negativo e positivo, tipos e tamanhos de arquivos na câmera digital, Velocidade do Obturador, Distância focal, Abertura do Diafragma e Fotometria, permitindo que o aluno inicie a fotografar de maneira consciente.Com essa base, começa-se a perceber que é possível chegar em resultados satisfatórios em qualquer temática que venha a desenvolver.
OFICINA DE ESCRITA: “POÉTICAS DO INCONSCIENTE”
Coordenação: Isabela Sancho
Datas e horários: 17, 19, 24, 26 de outubro, das 18h30 às 20h30
40 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: a partir de 16 anos, pessoas interessadas em literatura e artes visuais.
Plataforma: Zoom
Materiais e equipamentos necessários: computador com acesso a câmera, microfone e acesso a software para digitação textual.
Link para inscrição: https://forms.gle/8ynpxWuB1Q2y86487
Sinopse: Da atenção flutuante à livre associação, passando pelas impressões da memórias e pelas produções dos sonhos, considerando a obra de Sigmund Freud, a oficina propõe a discussão de referências literárias que dialoguem com alguns conceitos da teoria psicanalítica, favorecendo processos criativos em poesia.
OFICINA: A MÍMICA E O LÚDICO PARA PROFESSORES/CONTADORES DE HISTÓRIAS
Coordenação: Carlos Alberto Javkin
Datas e horários: 18, 20, 25 e 27 de outubro, das 18h30 às 20h30
20 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Necessidades: espaço confortável para mexer o corpo.
Link para inscrição: https://forms.gle/VDkXbE8b2eDViTdb6
Sinopse: A Oficina é um laboratório prático onde abordamos elementos da técnica de mímica e de expressão corporal, dando ênfase a conceitos como Espaço, Tempo e Ritmo, fundamentais para manter a atenção da “plateia” com um direcionamento para a linguagem lúdica em contato direto com o público.
OFICINA: PRODUÇÃO CULTURAL: GESTÃO DE PROJETOS
Coordenação: Thayse Guedes
Datas e horários: 03, 05 e 07 de outubro, das 14h às 16h.
25 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Seleção: primeiros inscritos
Necessidades: espaço confortável para mexer o corpo.
Link para inscrição: https://forms.gle/sEofXPthYKtBQ6DJA
Sinopse: Esta oficina buscará sanar dúvidas e aperfeiçoar os conhecimentos de artistas, produtores, coletivos e pessoas ligadas à gestão de espaços culturais (públicos e privados), que têm o desejo de analisar e discutir o cenário atual de políticas públicas voltadas para a cultura. O objetivo é levantar as possibilidades de fortalecimento de diálogo entre agentes culturais e poder público, de forma que se executem projetos e leis que estejam alinhados com o ponto de vista da gestão pública e dos fazedores de cultura que atuam nas suas respectivas regiões. A formação se focará principalmente nas Leis Aldir Blanc (1 e 2) e Paulo Gustavo, como exemplo de participação dos artistas e produtores na implementação dessas políticas em cada município.
ENCONTROS LÍRICOS COM LA SONNAMBULA, ÓPERA DE VINCENZO BELLINI
Coordenação: Sérgio Casoy
Datas: 05 e 06 de outubro, das 18h30 às 20h30
40 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-alvo: interessados em ópera
Link para inscrição: https://forms.gle/wbZhnNP4uFcpt7dGA
Sinopse: O formato denominado “Encontro Lírico” consiste em, tomando uma determinada ópera como tema, discorrer sobre suas origens e detalhes que envolvem sua criação – apoiada por exibição de imagens via Power Point – e a em seguida exibir e comentar, em vídeo, seus trechos mais significativos, retirados de várias produções daquela ópera para que os alunos possam, além de se familiarizar com o canto, comparar e constatar às várias possibilidades de produção teatral que um mesmo tema pode oferecer. La Sonnambula é a sétima ópera de Bellini, composta para atender a uma encomenda do Teatro Carcano de Milão, onde estreou em 1831. Sua partitura é envolta pela delicada melancolia musical tão característica do romantismo de Bellini, e é uma verdadeira celebração do belcanto italiano, instrumento excelente para narrar as confusões amorosas da protagonista devidas ao seu sonambulismo. La Sonnambula, classificada como ópera semi seria, é uma comédia romântica deliciosa com final feliz. Com Sergio Casoy, professor e pesquisador de música lírica, autor de “A invenção da ópera” e “Ópera de outros cantares”.
OFICINA: PRÁTICAS DE ESCRITA TEATRAL: DA IDEIA AO TEXTO
Coordenação: Victor Nóvoa
Datas e horários: 19, 21, 26 e 28 de outubro, das 14h às 16h
30 vagas
Inscrições: de 08 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Escritoras/es, roteiristas, dramaturgas/os, poetas e qualquer pessoa interessada em desenvolver sua poética de escrita.
Link para inscrição: https://forms.gle/eba95sYbu5pfF6Xf6
Sinopse: Esse curso busca despertar um estado permeável para arriscar-se na escrita em qualquer formato que o participante deseje. É um curso que pensa a experiência da escrita como potência expressiva da própria vida e estimula o olhar atento e aprofundado de cada participante nas suas memórias vividas nos territórios da cidade. Lembranças do próprio corpo no tecido urbano, tanto em convívio nas vias públicas, quanto em solidão nas esferas íntimas. Um/a escritor/a que busca a si, mas não o em-si-mesmamento, pois percebe-se sujeito/a relacional no território que ocupa e transita pela cidade.