Prefeitura de Itararé

Ação tem a finalidade de promover o repovoamento do Córrego da Prata e do Rio Itararé

Publicado em 27 de março de 2024


Em parceria com Sabesp, Prefeitura de Itararé (SP) realiza soltura de 7000 peixes no Córrego da Prata

O prefeito, Heliton do Valle, que participou da soltura, destaca que trata-se também de uma atividade de educação ambiental.

A Prefeitura de Itararé (SP), em parceria com a Sabesp, realizou, na manhã desta quarta-feira (27), a soltura de 7000 peixes no Córrego da Prata, no Parque Linear Fábio Alves Veiga.

A ação, que contou com a participação dos estudantes do 6° ao 9° ano da Escola Municipal do Programa de Ensino Integral Professor Juracy Martins, do maternal II da Escola Municipal Dr. Carlos de Lima Júnior e dos alunos da Guarda Mirim, faz parte das atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Conforme o coordenador municipal de Meio Ambiente, Luis Capelassi, a escolha do local se deve às condições para o repovoamento das espécies. “Desde 2017, iniciamos um plano de trabalho para a despoluição dos córregos municipais, os quais eram poluídos em sua totalidade por receberem, de forma in natura, os dejetos do esgoto sanitário. Com ações intensivas, hoje temos um córrego despoluído em 97%, sendo local adequado para a sobrevivência das espécies aquáticas”, explica.  

“Sendo assim, a principal finalidade desta ação é promover o repovoamento do Córrego da Prata e do rio Itararé, uma vez que, com a correnteza, as espécies acabam chegando até às águas do rio”, complementa Capelassi.

O prefeito, Heliton do Valle, que participou da soltura, destaca que trata-se também de uma atividade de educação ambiental. “A participação dos nossos estudantes é fundamental e reforça a nossa preocupação em promover vivências que ensinem e contribuam com os aprendizados trabalhados em sala de aula. A educação ambiental, desde os primeiros anos, é a garantia da formação de futuros cidadãos conscientes e responsáveis com as questões ambientais”, finaliza. 

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados