EM Profª Maria Olívia de Mello concorrerá a prêmio como destaque nacional

Publicado em 24 de novembro de 2022

Escola Municipal de Itararé (SP) vence etapa regional do projeto ‘Educação viária é vital’, da Fundação Mapfre

A EM Profª Maria Olívia de Mello, de Itararé (SP), foi vencedora do prêmio Destaque Regional do projeto ‘Educação Viária é Vital’, promovido em parceria com a Fundação Mapfre.

As ações, que aconteceram durante quase três meses, envolveram 514 alunos do pré I pré II e trabalharam a sinalização, simulações, leis de trânsito e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Conforme a supervisora Samara Abrahão, agora a escola disputará o prêmio de Destaque Nacional com outras instituições de ensino de todo o país. “Ficamos muito orgulhosos em ver o nome de nossa cidade, uma vez mais, em tão alto patamar na competição”, enfatiza.

A escola concorre agora ao Destaque Nacional

Para a secretária municipal de Educação, Andreia Almeida, todas as escolas participantes são vencedoras. “Nosso principal objetivo com essa atividade é plantar a semente para a formação de pedestres e futuros motoristas conscientes. Todos os gestores, professores e estudantes envolvidos estão de parabéns”, destaca.

Para o prefeito, Heliton do Valle, o impacto positivo causado pelo trabalho é a verdadeira recompensa. “Aqui, trabalhamos sempre pensando no futuro e no melhor para nossa população, dos mais jovens aos mais experientes. Esses prêmios são apenas uma amostra de toda a dedicação e amor envolvidos no cumprimento dessa missão”, frisa.

As crianças trabalharam a sinalização, simulações, leis de trânsito e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Saiba mais – Desenvolvido através de um convênio com a Fundação MAPFRE, o projeto ‘Educação Viária é Vital’ é trabalhado nas instituições de ensino de maneira integrada às propostas do currículo escolar, apresentando atividades que se conectam às disciplinas e aulas, para que alunos e professores envolvam-se em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação e convivência nos espaços públicos utilizados – desde os ambientes compartilhados na própria escola até na cidade como um todo.

Além de um curso de capacitação para professores, a Fundação MAPFRE também promove uma competição entre as escolas do país que premia os melhores projetos.

Em 2015, a EM Messias Sodré, foi convidada a apresentar seu projeto em São Paulo. No ano de 2016, a EM Adriano Queiróz Pimentel foi a vencedora do Prêmio Nacional. Em 2017, novamente a escola Adriano se destacou em sua apresentação. Em 2018, a EM Dilermando Marques Martins, juntamente com a EM Ione Maria Marques Martins dos Santos, representou o município no evento em São Paulo.

Em 2019, os projetos das Escolas Municipais Adriano Queiróz Pimentel e Alice Fonseca Braga ficaram entre os dez melhores do Brasil. Em 2021, a EM Adriano, juntamente com a EM Maria Jesus ganharam como Destaque Regional e concorreram ao prêmio nacional em um evento on-line.