Iniciativa é baseada nos quatro pilares da Educação

Publicado em 21 de novembro de 2023

Escolas municipais de Itararé (SP) lançam Projeto Antirracismo

A culminância aconteceu no dia 20 de novembro, data em que também se comemora o Dia da Consciência Negra

Itararé, São Paulo – Seguindo as diretrizes da Lei Nº. 10.639/03 e, posteriormente, a Lei Nº. 11.645, que pautam a inclusão, no currículo escolar, da história da África, dos afro-brasileiros, dos povos indígenas, da luta dos negros e dos índios originários no Brasil, das culturas e do papel desses povos na formação da sociedade nacional, a Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, lançou o Projeto Antirracismo: Cultura Afro-brasileira e Índígena.

Conforme a supervisora de Ensino, Luciana Becker e as assessoras pedagógicas, Luciane Nogueira, Joice Santos e Eva Wernek, responsáveis pela iniciativa, o Projeto é estruturado com base nos quatro pilares da Educação, conforme define a UNESCO: Aprender a Conhecer, Aprender a Ser, Aprender a Conviver e Aprender a Fazer.

A supervisora, Luciana Becker, explica que “o trabalho com esse Projeto começou no início do 2º semestre letivo e estendeu-se até a sua culminância no dia 20 de novembro, data em que também se comemora o Dia da Consciência Negra. Sabemos que o trabalho com essa temática não termina aqui, pois a educação antirracista deve ser algo permanente, uma educação para a diversidade. Durante a execução do Projeto os estudantes aprenderam a se conhecer através da história de nossos descendentes, os povos africanos e indígenas, conheceram suas culturas, aprenderam a ser solidários e livre de preconceitos raciais, aprenderam a conviver com as diferenças, e aprenderam a fazer arte com os conhecimentos que adquiriram, confeccionando objetos e instrumentos originários desses povos. Foram instigados a conhecer suas danças e costumes, suas crenças, brincadeiras, literatura, enfim, é um Projeto que desenvolveu inúmeras habilidades nos estudantes”.

Para a secretária municipal de Educação, Andreia Almeida, “a Educação Antirracista dá oportunidade para todos os que estão no ambiente escolar terem uma aprendizagem digna, feliz, igualitária e com equidade”.

Conforme o prefeito, Heliton do Valle, são iniciativas como essa que garantem a formação efetiva dos cidadãos. “Proporcionar experiências como essa, abordando temas tão relevantes como o racismo, é fundamental. Com a conscientização e trabalho sério destas temáticas, formamos cidadãos conscientes e uma sociedade mais justa e igualitária”, finaliza.