Alunos da EM Presidente Juscelino conquistaram o passeio como premiação da 1ª Gincana da Coleta Seletiva

Publicado em 19 de dezembro de 2022

Estudantes da Rede Municipal de Itararé (SP) visitam Jardim Botânico de Curitiba (PR)

Os alunos do 4º ano da EM Presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira visitaram o Jardim Botânico de Curitiba (PR). O passeio, promovido pela Secretaria de Educação de Itararé (SP), foi oferecido aos alunos como prêmio pelo 1º lugar na 1ª Gincana da Coleta Seletiva.

Conforme a assessora pedagógica de meio ambiente, Vanessa Borges, o objetivo do projeto, promovido junto a todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, foi de promover ações que estimulem a reflexão sobre a coleta seletiva, sensibilizando, de maneira prática e dinâmica, todos os alunos e comunidade escolar, sobre a importância da preservação ambiental, especialmente, no que se refere aos cuidados na produção do lixo. “A iniciativa proporcionou ainda, a melhoria das condições de trabalho dos separadores de materiais recicláveis, através da agregação de valores dos materiais coletados e diminuição da exploração dos recursos naturais, bem como estimular a destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos gerados no município”, enfatiza.

Para a secretária da Pasta, Andréia Almeida, “A filosofia da proposta, com base na educação ambiental, busca tornar a escola um espaço capaz de gerenciar adequadamente seus resíduos, plantar as sementes do zelo e da responsabilidade. Queremos transformar alunos, pais, professores e funcionários em agentes de mudança, inspirando práticas cada vez mais sustentáveis”.

O objetivo do projeto foi de promover ações que estimulem a reflexão sobre a coleta seletiva

Saiba mais – O 4º ano da professora Suzimara Aparecida Vieira, da EM Presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira conquistou o 1º lugar com 29.853 pontos.

O segundo lugar também foi da escola JK, com o 4º ano da professora Elaine Cristina Perucio, com 26.546 pontos, e o terceiro lugar, por sua vez, foi ocupado pelo 4º ano da professora Bruna Pereira Souza, da EM Professora Maria Olívia de Mello, com 20.135 pontos. Os estudantes participarão de uma trilha ecológica como prêmio pelo desempenho.

A gincana começou em 19 de setembro e seguiu até dia 20 de novembro. Cada quantidade de material coletado resultava em determinada quantia de pontos: um quilo de alumínio, por exemplo, valia 150 pontos.

Todos insumos recolhidos foram encaminhados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itararé.