A atividade teve como objetivo apresentar formas alternativas de produção de energia aos alunos

Publicado em 24 de março de 2022

Estudantes do 6º e 8º ano da EM do Campo Andréa Ferraz de Oliveira de Itararé (SP) realizam visita à empresa Agropecuária Ponte Alta

A atividade chamada “Vivenciando a prática”, os estudantes acompanharam o tratamento dos dejetos da suinocultura

Com a finalidade de conhecer as produções alternativas de energia elétrica, os alunos do 6º e 8º ano da Escola Municipal do Campo Andréa Ferraz de Oliveira de Itararé (SP), realizaram, na última quinta-feira (17), uma visita à empresa Agropecuária Ponte Alta.

Durante a atividade, chamada “Vivenciando a prática”, os estudantes puderam acompanhar todo o tratamento dos dejetos da suinocultura, realizado através do biodigestor, o qual resulta em energia para o abastecimento dos geradores e na produção de biofertilizante, que é usado como adubo nas áreas agrícolas da propriedade.

Outra forma de produção de energia apresentada aos alunos foi, também, a produção de energia elétrica através dos painéis solares, chamada de energia fotovoltaica.

O objetivo da atividade foi levar os alunos a conhecerem o biodigestor e placas de energia solar, observar a decomposição anaeróbica da matéria, geração de energia com a biodigestão (gás) e a utilização do resíduo da decomposição como material orgânico para o solo, rico em nutrientes. Assim, os alunos participantes puderam perceber os dejetos animais como fonte de renda e não contaminante ambiental.

Para os representantes da empresa, Marian Wolters e Frederik Wolters, a visita foi uma oportunidade de demonstrar as grandes oportunidades de carreira profissional que existem no setor produtivo do agronegócio. “Aqui pudemos apresentar aos alunos todas as profissões que estão ligadas diretamente às atividades da nossa empresa, são mais de 40 profissões entre ensino superior, médio e técnico”, complementam.

De acordo com o coordenador pedagógico, Carlos Ribeiro, os alunos foram muito bem recebidos, com palestras, demonstrações práticas e visitas às instalações. “Foi uma manhã muito produtiva!”, comenta.

Segundo a secretária municipal de Educação, Andréia Almeida, essas parcerias cooperam para a formação integral dos estudantes. “As visitas técnicas promovem a melhor percepção da realidade, contribuindo para que os alunos compreendam a aplicação, na prática, dos conhecimentos teóricos”.