A Secretaria Municipal de Saúde de Itararé registrou 4.293 faltas em consultas e exames agendados durante agosto de 2026, o que representa parte dos 30.618 agendamentos realizados no período. Foram contabilizadas 26.320 presenças em atendimentos realizados dentro e fora do município.
Do total de faltas, 4.037 ocorreram em procedimentos realizados no município e 256 em atendimentos fora do município. Entre os procedimentos com maior número de ausências estão:
- Exames laboratoriais: 2.330 faltas;
- Consultas de fisioterapia: 555;
- Consultas de psiquiatria: 207;
- Consultas de psicologia: 163;
- Exames de ultrassom: 216, sendo 145 fora e 71 dentro do município;
- Consultas de nutrição: 120, sendo 32 fora e 88 dentro do município.
Os dados são da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Itararé, referentes ao mês de agosto.
A Secretaria orienta que, caso o paciente não possa comparecer à consulta ou ao exame agendado, comunique a unidade responsável com antecedência. Dessa forma, a vaga pode ser disponibilizada a outra pessoa que aguarda atendimento.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Fernando Tassinari, destaca que a colaboração dos pacientes é fundamental para melhorar o aproveitamento das vagas. “Quando uma pessoa não puder comparecer à consulta ou ao exame, é importante que avise com antecedência. Essa vaga pode ser destinada a outra pessoa que está na fila e também precisa do atendimento. Pensar no próximo é uma forma de contribuir para que mais pessoas sejam atendidas.”



