Mais de 4 mil pessoas participaram do evento neste final de semana, que uniu gastronomia e cultura
Publicado em 12 de novembro de 2024
O público pode prestigiar pratos típicos de vários países
Neste fim de semana, Itararé (SP) foi palco de mais uma edição da tradicional Feira das Nações, que reuniu gastronomia e cultura na praça Coronel Jordão. Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e da Coordenadoria Municipal de Cultura, o evento contou com a parceria do Coletivo Bom Senso e outras entidades, consolidando-se como um dos principais atrativos do calendário cultural e turístico do município.
A Feira das Nações deste ano reuniu cerca de 4 mil pessoas, que puderam apreciar uma diversidade de pratos típicos de vários países, preparados por entidades locais, com o objetivo de arrecadar fundos para apoiar suas atividades. Entre as representações culturais gastronômicas, estiveram:
- Copaddi representando a Grécia
- Santa Casa representando o México
- Voluntários Itarareenses no Combate ao Câncer (VICC) representando o Japão
- Lar São Vicente de Paulo representando a Turquia
- Unipa representando a França
Os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar receitas tradicionais de cada país, proporcionando uma experiência gastronômica diversificada que agradou a todos os gostos.
O evento iniciou oficialmente no sábado (09), às 16h, com a apresentação do conjunto Tyffani e Banda. À noite, o palco foi comandado por Edinho Jardim, que animou o público presente. No domingo (10), a programação começou às 11h com uma Discotecagem em Vinil realizada pelo DJ Dennis, e a tarde seguiu com os shows de Helio Pinheiro às 13h30, da banda Bruno Vincenzi às 15h30, e The Bethos às 17h.
O encerramento da Feira das Nações ficou a cargo da banda Puro Malte e de Bruna Feola, que se apresentaram às 20h. Durante o domingo, os artesãos da cidade também participaram com seus estandes.
Para a organização do evento, a edição deste ano superou as expectativas, consolidando o retorno da Feira das Nações como um evento de grande porte do calendário cultural para a cidade, tanto no aspecto cultural quanto social. Além de fortalecer a identidade cultural de Itararé, o evento permitiu que as entidades participantes arrecadassem recursos para suas atividades, fomentando a união e o trabalho em prol da comunidade.
Conforme o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Júlio Calabrez, o evento superou as expectativas. “Cerca de 4 mil pessoas passaram pelo evento nos dois dias de feira, as entidades encerraram suas atividades sem nenhuma sobra de matéria-prima, o que é muito bom. Ao longo de todos esses 8 anos de gestão, fizemos com que a Feira das Nações voltasse a ser tradição em Itararé e proporcionamos momentos de lazer e diversão para nossos itarareenses”, finaliza.