Publicado em 9 de setembro de 2015

Feriado de 7 de Setembro atrai centenas de turistas para a região

Publicado em: 9 de setembro de 2015 às 17:02

No último final de semana durante o feriado prolongado do Dia da Independência, Itararé e região receberam centenas de turistas e visitantes em seus atrativos naturais e culturais.

O trabalho organizado e comprometido das lideranças públicas do turismo que fomentam a atividade de forma inovadora e a atuação eficaz das agências de receptivo turístico e dos monitores ambientais têm gerado bons resultados para o desenvolvimento do Turismo regional.

Segundo informações dos envolvidos que trabalharam no final de semana o destaque foi o comboio Off Road que somou 83 veículos e as dezenas de bikes que também percorreram as estradas e trilhas juntamente com os amantes do trekking.

O trabalho das Secretarias de Turismo Municipais seguem as diretrizes estadual e nacional e buscam parcerias que estimulem esse setor da economia que pode ser um avanço para o desenvolvimento regional.

Hoje a divulgação do turismo está em alta e preparar os municípios é fundamental para que haja desenvolvimento sustentável, pois a procura tem aumentado consideravelmente e o registro no período do inverno cresceu em relação aos últimos anos.

A procura tem sido diversificada e proporciona um tempo maior de estadia e também no retorno do visitante. Os caminhos percorridos pelos turistas ultrapassam as fronteiras municipais e estaduais e estão à procura de atividades complementares, o que torna sua experiência mais rica e prazerosa.

Esse aumento da oferta do produto turístico atinge vários segmentos da sociedade, atividades como o cicloturismo , caminhadas, contemplação da paisagem, gastronomia caipira e valores históricos estão sendo acrescentados às práticas mais conhecidas como o trekking e off Road.

A comunicação correta entre os envolvidos no trade e o diálogo com a população são mecanismos que ainda necessitam de maiores iniciativas. Estratégias de ações, tais como, apresentar o comércio dentro do padrão de qualidade desejada pelos visitantes, mostrar os atrativos naturais com suas devidas legendas, incentivar o trabalho artesanal, promover as culturas locais e oferecer equipamentos turísticos como a tirolesa, arvorismo e conjuntos aquáticos são passos fundamentais para que a atividade alcance um numero maior de beneficiados.

Fazem parte do roteiro regional do turismo os municípios paulistas pertencentes ao Circuito dos Cânions, Bom Sucesso de Itararé, Itapeva, Nova Campina, Itararé e os municípios paranaenses de Sengés e Jaguariaíva.

jipe-wp-1

jipe-wp-2