Ao identificar qualquer dos sinais, deve-se procurar a Unidade de Saúde mais próxima

Publicado em 13 de fevereiro de 2023

Fevereiro Roxo e Laranja: Saúde de Itararé (SP) alerta sobre sintomas de Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia

Com o objetivo de promover a conscientização sobre as doenças que afetam a saúde pública, a Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta sobre os sintomas de Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia, representados no Fevereiro Roxo e Laranja.

Confira mais sobre cada uma das doenças:

Lúpus – O Lúpus é um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações.

Os principais sintomas do Lúpus são: lesões na pele, dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos; inflamações de pequenos vasos que podem causar lesões avermelhadas e dolorosas em palma de mãos, planta de pés, no céu da boca ou em membros; queixas de febre sem ter infecção; emagrecimento; fraqueza são comuns quando a doença está ativa.

Alzheimer – O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, a condição também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória. É a causa mais comum de demência no mundo.

Os sintomas do Alzheimer incluem: falta de memória para acontecimentos recentes; repetição da mesma pergunta várias vezes; dificuldade para acompanhar conversas,  dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos.

Fibromialgia – Já a Fibromialgia é uma síndrome crônica que ataca especificamente as articulações. A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou até mesmo uma infecção. No entanto, ainda não se sabe o motivo pelo qual as pessoas desenvolvem a doença.

Os sintomas da Fibromialgia são: dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões, cansaço excessivo; alterações no sono; ansiedade e depressão.

Leucemia – Os tipos de leucemia de crescimento rápido podem causar sintomas que incluem fraqueza e fadiga persistente, perda de peso, perda de apetite, infecções frequentes, febre inexplicável, dificuldade para respirar, anemia e sangramento fácil ou hematomas.

Além disso, o paciente pode apresentar gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e nos ossos.

Procure uma Unidade de Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde alerta para que, ao identificar qualquer um dos sintomas, é importante procurar a Unidade de Saúde mais próxima. O diagnóstico precoce diminui as chances de complicações e proporciona melhores respostas ao tratamento.