Testagem pode ser realizada em todas as Unidades de Saúde e SAE
Publicado em 1 de dezembro de 2022
Testagem pode ser realizada em todas as Unidades de Saúde e SAE
A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, de 01 a 07 de dezembro, um mutirão de testes rápidos de HIV e Sífilis.
A testagem pode ser realizada em todas as Unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), das 7h30 às 12h30. O SAE fica à rua Amazonas Ribas, 670, Vila João Adolfo.
Os testes são sigilosos e realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
HIV/AIDS – A Síndrome da Imunodeficiência Humana, transmitida pelo vírus HIV, caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças oportunistas.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Objetos cortantes e perfurantes usados em consultórios de
dentista, em estúdios de tatuagem e clínicas de acupuntura também correm o risco de estarem contaminados. Todos devem exigir e certificar-se que os materiais estão esterilizados e, ou que, em caso de itens descartáveis, que sejam substituídos.
O vírus HIV pode ser transmitido de diversas maneiras e para cada uma delas é preciso cuidados específicos para que não haja a transmissão. A Aids ainda não tem cura, mas existe tratamento que garante uma melhor qualidade de vida para o paciente.
Sífilis – É uma infecção bacteriana geralmente transmitida pelo contato sexual.
A sífilis desenvolve-se em estágios, e os sintomas variam conforme cada estágio. A primeira etapa envolve uma ferida indolor na genitália, no reto ou na boca. Após a cura da ferida inicial, a segunda fase é caracterizada por uma irritação na pele. Depois, não há sintomas até a fase final, que pode ocorrer anos mais tarde. Essa fase final pode resultar em danos para cérebro, nervos, olhos ou coração.
Para prevenir a sífilis, é fundamental o uso da camisinha em todas as relações sexuais. A sífilis tem tratamento e cura. Os parceiros sexuais também devem ser tratados. Quanto antes se iniciar o tratamento, menores os riscos de sequelas.