Curso foi realizado sem custos para o município e também formou GCMs de Sengés (PR)
Publicado em 16 de dezembro de 2024
O curso de formação, pioneiro na história da GCM de Itararé, foi realizado sem custos para o município
A Prefeitura de Itararé (SP) celebrou, nesta quinta-feira (12), a formatura de 42 novos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), sendo 25 destinados ao município (4º pelotão) e 17 para o 1º pelotão da cidade de Sengés (PR). O curso de formação, pioneiro na história da GCM de Itararé, foi realizado sem custos para o município, que, em outra circunstância, teria que investir na contratação de formação externa.
Com carga horária de 1.019 horas/aula, o curso abrangeu uma ampla grade de disciplinas, incluindo armamento e tiro, direção defensiva veicular, prevenção e combate a incêndios, procedimentos operacionais e etica, além de temas como violência doméstica e legislação ambiental. A capacitação teve um custo estimado de R$ 250 mil, investimento que foi otimizado pelo convênio firmado entre as cidades, beneficiando ambas as localidades.
Além da capacitação, Itararé realizou doações importantes para o município de Sengés, incluindo 20 revólveres calibre 38 e 2.346 munições, totalizando um investimento de R$ 73.813,35. Os itens contribuirão para o fortalecimento da segurança pública na cidade vizinha.
O prefeito de Itararé, Heliton do Valle, destaca a relevância do curso para a valorização e qualificação da GCM de Itararé. “Essa formação representa um marco para a segurança do nosso município. Não apenas estamos ampliando o nosso efetivo, como também garantindo que esses agentes estejam altamente preparados para atuar em prol da segurança de todos os itarareenses”, afirmou o prefeito.