Publicado em 13 de março de 2015

Gabinete itinerante da Secretaria de Turismo de São Paulo esteve em Sorocaba

Publicado em: 13 de março de 2015 às 16:47

Sorocaba recebeu, na quinta-feira (12), o Gabinete Itinerante da Secretaria Estadual de Turismo. O titular da Pasta, Roberto de Lucena, inova transferindo seu gabinete para as cidades do interior e litoral, bem como parte da equipe de trabalho, para atender prefeitos, lideranças e dirigentes de turismo das regiões turísticas do estado.

Essa jornada, que começou na cidade litorânea de Santos, poderá se repetir duas vezes por mês em todo estado de São Paulo, agilizando as demandas e solicitações de investimento dos municípios sem a necessidade de se locomoverem até a capital.
“Estamos numa verdadeira cruzada que nos leva a dialogar com as lideranças públicas e privadas, de olho nas soluções dos problemas, demandas e gargalos do setor de modo regional”, disse Lucena.

O estado de São Paulo pretende criar o Plano Diretor Estadual de Turismo e para isso é preciso reunir informações dos diagnósticos feitos municípios em seus inventários turísticos.
Os assuntos mais comentados na reunião foram o corte de 15%, que a pasta do Turismo sofreu para 2015, e também a criação dos 140 municípios de interesse turístico.

“É preciso que todas as lideranças dos executivos e legislativos façam o apelo aos seus representantes na Assembleia Legislativa, para que apoiem a votação PEC 11/13, PLC 32 ainda este ano, para incentivar o turismo em cidades de pouco recurso financeiro e de grande potencial natural e cultural” completou Lucena.

O Coordenador de Turismo de Itararé, Edilson Mores, que esteve nesse encontro, comenta: “Itararé se mantém presente nesse importante momento do turismo estadual, a crise financeira que afeta o estado fará com que a atenção seja direcionada para outros setores da economia. A indústria do turismo já existe e basta colocá-la em movimento”.

Itararé possui os requisitos que a classifica entre os 140 municípios que poderão ser beneficiados com a verba que poderá ser de R$ 500 mil por ano.

“Na ocasião tivemos a oportunidade de estreitar relacionamento com o diretor técnico do estado Sr. Vanilson Fickert, cujo trabalho foi bastante elogiado por todos os presentes. Fickert foi o contato que nos ajudou a criar o Circuito dos Cânions, e o próximo passo é o projeto de sinalização turística, que já está na pauta de trabalho da secretaria”, finaliza Moraes.

Os dois municípios vizinhos, que também pertencem ao recém-criado Circuito dos Cânions, estiveram presentes com seus representantes, Walter Canário e Jerônimo de Almeida de Bom Sucesso de Itararé e Setembrina de Itapeva.

Na ocasião o secretário Roberto de Lucena recebeu duas lembranças de Itararé, uma camiseta com o desenho de uma andorinha feito pelo Programa Geração Mulher, e também uma peça de artesanato da artesã, Eneide, da Casa do Artesão.

Para saber mais sobre Município de Interesse Turístico acesse:

IMG_20150312_121625885_HDR