Publicado em 11 de abril de 2025

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé (SP) apreendeu, na tarde de quinta-feira (10), uma motocicleta e três veículos com indícios de irregularidades. Segundo a corporação, a GCM foi solicitada para apoiar a Polícia Civil na localização e recolhimento de uma motocicleta vinculada a um boletim de ocorrência registrado em Santa Cruz do Rio Pardo (SP). O registro, de caráter não criminal, se referia ao acúmulo de multas em nome do proprietário.
Com base nas informações fornecidas pela polícia civil, a GCM realizou uma busca no sistema e, coincidentemente, identificou o veículo passando em frente à base da Guarda. A motocicleta foi prontamente conduzida à Delegacia de Polícia, onde a autoridade policial determinou sua apreensão para posterior perícia, incluindo exame metalográfico.
Na mesma tarde, em outra ocorrência, durante patrulhamento de rotina, a GCM recebeu uma denúncia informando a localização de um veículo com placa dublê. A equipe do Canil se dirigiu até a residência indicada, onde localizou um Chevrolet Montana com placa dublê. O sistema apontava o veículo como produto de roubo ocorrido em 01/12/2024, no município de São Gonçalo (RJ).
Durante a abordagem, o proprietário da Montana autorizou a entrada da equipe na garagem e relatou ter adquirido o veículo de um terceiro para uso comercial. A situação mobilizou outras equipes da GCM e também contou com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Militar Rodoviária. Na mesma residência, foi encontrado outro veículo com irregularidades: um Volkswagen T-Cross também com placa dublê, sob o qual constava registro de roubo registrado em 13/10/2024 no município de Abre Campo (MG).
Ainda durante a ocorrência, as equipes localizaram, na residência do sogro do proprietário da Montana e do T-Cross, um Jeep Renegade com placa dublê, sob o qual também constava registrado boletim de ocorrência de roubo ocorrido em 31/07/2024 no Rio de Janeiro (RJ).
Todos os veículos foram apreendidos e apresentados na Delegacia de Polícia, e os dois envolvidos responderão em liberdade pelos crimes previstos no artigo 311 do Código de Trânsito Brasileiro (adulteração de sinal identificador de veículo automotor) e artigo 180 do Código Penal (receptação).
A ação reflete o trabalho integrado das forças de segurança do município e o uso eficiente da tecnologia no combate ao crime. A GCM reforça que denúncias e informações da população são fundamentais para continuar garantindo a segurança de todos.

