Iniciativa pioneira começou na APAE e passará a atender também na Rede Municipal de Ensino

Publicado em 8 de novembro de 2019

GCM de Itararé (SP) desenvolve projeto inédito de terapia com cães

O projeto visa auxiliar o desenvolvimento intelectual, físico, psicomotor e social das crianças

Em Itararé (SP), os animais do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), além de auxiliar os agentes a manter a ordem e a segurança pública, têm, desde o começo de 2019, participado de um projeto pioneiro em toda a região: o Cãoterapeuta.

Desenvolvido com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento intelectual, físico, psicomotor e social de alunos com deficiência, a ação, que começou na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), agora passará também a atender os estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Conforme a coordenadora e idealizadora do programa, GCM Hingrid, o modus operandi do Cãoterapeuta é inédito pois, em vez de visitas isoladas, o projeto visa um acompanhamento continuado a fim de alcançar melhorias significativas. “É como um tratamento. Obtivemos resultados muito positivos durante a fase piloto e, agora, buscamos auxiliar às escolas também”, destaca.

Como funcionará – As atividades na Rede Municipal de Ensino começarão a partir do ano letivo de 2020. A primeira instituição a ser contemplada será a Creche Josélia Ferreira.

Segundo Hingrid, serão realizadas de 10 a 20 aulas em cada escola, personalizadas de acordo com as necessidades do local. “Nas primeiras sessões, trabalharemos apenas com os alunos com deficiência, a fim de exercitar as habilidades dessa criança”, explica.

“Após isso, teremos aulas com os demais membros da turma para desenvolver a sociabilidade e a inclusão, o carinho e o trabalho em grupo”, destaca ela.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a iniciativa é louvável. “Ações como essa demonstram o pensamento coletivo da gestão. Trabalhando em equipe, podemos alcançar melhorias que, sozinhos, não conseguiríamos e, assim, garantir uma Itararé melhor para todos”, enfatiza.

Cães – A pastor-alemão capa preta, Tess, membro do Canil da GCM, é responsável por estimular as atividades motoras entre as crianças, através de circuitos de obstáculos e brincadeiras. Além dela, outros quatro cães, voluntários, também participam do projeto.

Conforme Hingrid, todos os animais recebem treinamento especial, e destacam-se por possuir temperamento dócil. “Os cães também seguem rigorosas normas de higiene. Além de banho semanal, também utilizam um talco especial anti bactericida antes de cada sessão. Vacinas e vermifugação em dia também são algumas de nossas exigências”, detalha.

Saiba mais – Mais informações podem ser obtidas através do telefone (15) 3531-2120.