Publicado em 24 de janeiro de 2025
Município contará com apoio da inteligência artificial na segurança pública
A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Segurança inicia a implantação do Cercamento Digital, modalidade de segurança pública que utiliza inteligência artificial através de câmeras de monitoramento.
O sistema será utilizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) que hoje é responsável pela gestão de aproximadamente 30 câmeras instaladas na cidade.
Conforme o comandante da corporação, Paulo Perucio, o Cercamento Digital conta com um software interligado com o Sistema Nacional de Segurança (Senasp). “As câmeras posicionadas junto aos radares já contam com o sistema de Leitura de Placa em Tempo Real, e agora estamos ampliando para que a mesma inteligência seja implantada nos demais dispositivos”.
Como explica o secretário municipal de segurança, Luís Celso Almeida, o Cercamento Digital é uma ferramenta no combate a furtos e roubos de veículos, além de contribuir com a prevenção de outros crimes, auxiliando as forças policiais.
Itararé, segundo Perucio, será pioneira na região a implantar o sistema no perímetro urbano, contemplando todas as entradas e saídas da cidade. Atualmente o Cercamento Digital está operante somente em grandes centros como São Paulo (SP) e Curitiba (PR).
Para o prefeito João Fadel Filho o Cercamento Digital faz parte do compromisso de proporcionar mais segurança e bem-estar de todos.