Treinamento aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro, e Itapeva (SP)

Publicado em 25 de outubro de 2022

GCM de Itararé (SP) participa de oficina preparatória para Operação Chuvas de Verão

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé (SP) participou, na última quinta (20) e sexta-feira (21), da oficina preparatória para a Operação Chuvas de Verão, realizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção de Defesa Civil.

Da corporação, participaram o comandante GCM Sebastião Ademar Gonçalves, o sub-comandante Vinícius Cleto e os GCMs do Grupamento Especializado na Proteção Ambiental e Rural (GEPAR). Além dos agentes, participaram também representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Conforme o comandante, a preparação contribui para as ações preventivas. “Estamos nos aproximando do período das chuvas de verão e a formação é fundamental para a eficácia de nossas ações de prevenção e conhecimento acerca dos eventos que podem acontecer nessa época, como as inundações e deslizamentos de terra”, detalha.

Operação Chuvas de Verão – A oficina preparatória para a Operação Chuvas de Verão tem a finalidade de reduzir os danos materiais e preservar vidas, abordando assuntos como a proteção e defesa civil, meteorologia, geologia aplicada à proteção e defesa civil, registro de comunicação preliminar, procedimentos de assistência humanitária, estrutura de planos preventivos, situação de anormalidade, vistoria de campo e atividades práticas.