Publicado em 17 de maio de 2017

Guarda Civil de Itararé inicia treinamento de tiro com instrutores da própria corporação

Aperfeiçoamento reforça qualificação e amplia segurança pública do município

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé (SP) iniciou no início do mês o curso de aperfeiçoamento em armamento e tiro. A carga horária é de 10 horas de aulas práticas e teóricas, ministradas pelos GCMs da própria corporação, José Pedro Ramos Cleto e Fábio de Moraes Dias, habilitados pela empresa Amarilha Treinamentos da cidade de Cerquilho (SP).
Ao todo 16 guardas civis participaram nesta etapa. Segundo o comandante, Jocimar Ribas, o efetivo foi divido em três grupos. “Todos os agentes farão o curso, pois faz parte do aperfeiçoamento de 80 horas, que fazemos anualmente”, explica.
O comando ainda informa que uma grade de cursos está em fechamento, o que reforça a qualificação da GCM e garante ampliação da segurança pública do município.
O prefeito Heliton do Valle afirma que “este aperfeiçoamento é fundamental para o crescimento dos agentes, para a segurança deles próprios, como também para melhorar o atendimento à população”.

Guarda Armada – A GCM de Itararé foi oficialmente armada em 9 de agosto de 2016, durante cerimônia solene que contou com a presença de representantes da Polícia Federal. Os agentes armados são todos credenciados pela PF e passam por avaliações rigorosas de capacitação.
A GCM é dotada de poder de polícia, cuja regulamentação se deu através da Lei 13022/2014. Sua atuação é diversa, estando presente no policiamento ostensivo nas ruas, no trânsito, na proteção dos direitos dos cidadãos, patrimônio público, meio ambiente, através do GEPAR (Grupamento Especializado em Proteção Ambiental e Rural), sendo, portanto fundamental para a segurança pública de toda municipalidade.

A GCM de  Itararé foi oficialmente armada em 9 de agosto de 2016