Publicado em 5 de agosto de 2016

Guarda Civil Municipal recebe armamento

Publicado em: 5 de agosto de 2016 às 13:23

Na última sexta-feira (5) durante cerimônia solene no Teatro Sylvio Machado, a Guarda Civil Municipal recebeu oficialmente 40 revólveres calibre 38 doados pela Secretaria de Segurança Pública de Campinas/SP. As armas foram entregues a todos os guardas que já possuem o porte de armas e estão devidamente qualificados.

Na ocasião estiveram presentes, além de representantes do executivo, legislativo e sociedade, o Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Márcio Pontes, Comandante da Guarda Municipal de Campinas, Márcio Frizarin, Comandante da Guarda Municipal de Itapetininga, Catarina Nanini Motta, Secretário de Defesa Social de Itapeva, Major Ivair Leonardo Patriarca, o Comandante da GCM Alessandro Fonseca e o Comandante de Honra Tenente Valdinei de Souza Aranha.
Márcio Pontes falou sobre ponderação e o devido emprego do armamento. “Acima de tudo o treinamento é muito importante e ter conhecimento das leis para tomar a atitude dentro da legalidade é fundamental. Estas armas vêm para fortalecer a Guarda Municipal, mas é preciso responsabilidade. Tenho certeza que é através do trabalho da Guarda que vamos colocar Itararé no lugar que ela merece”.

O subinspetor da GCM de Itararé, Jocimar Ribas explanou sobre a conquista. “Estávamos desde 2013 na luta pelo armamento, foram vários processos burocráticos que enfrentamos, fizemos cursos e treinamento, e hoje finalmente poderemos atuar com mais segurança” E finalizando, Jocimar parafraseou Ray Kroc, fundador do MCDonald’s para exaltar a importância do trabalho em equipe: “Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos”.

A prefeita Cristina Ghizzi afirmou que administração municipal não mediu esforços para a concretização do armamento, visto que acredita no trabalho da Guarda Civil Municipal e que esta medida trará maior segurança tanto para os agentes durante o desempenho de suas funções, assim como também à população. “O poder público entende que o desenvolvimento de um município está diretamente relacionado com a eficácia de sua segurança”.

Ao final do evento os guardas civis municipais já estavam atuando nas ruas devidamente armados.

Atuação

A Guarda Civil Municipal de Itararé está em atividade há 14 anos e conta hoje com um efetivo de 62 agentes, sendo 49 homens e 13 mulheres. Em 2014 os guardas fizeram curso de Habilitação Técnica em Armamento e Tiro. Segundo a GCM o curso teve uma carga horária de 60 horas-aula e teve como objetivo capacitar e habilitar o guarda municipal. Todo o curso foi ministrado pela Guarda Civil Municipal de Guarulhos-SP, com Certificado expedido pelo Ministério da Justiça – Departamento de Polícia Federal.

Vale ressaltar que a GCM é dotada de poder de polícia, cuja regulamentação se deu através da Lei 13022/2014. Sua atuação é diversa, estando presente no policiamento ostensivo nas ruas, no trânsito, na proteção dos direitos dos cidadãos, patrimônio público, meio ambiente, através do GEPAR (Grupamento Especializado em Proteção Ambiental e Rural), sendo, portanto fundamental para a segurança pública de toda municipalidade.

GCM-PREF2

ARMAS-PREF