Publicado em 16 de maio de 2016

H1N1: vacinação termina nesta sexta-feira (20)

Publicado em: 16 de maio de 2016 às 10:29

Vigilância Epidemiológica informa que até o momento foram imunizadas 6.406 pessoas. Meta é atingir  10.096  pessoas que fazem parte do grupo de risco.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1 será realizada até o dia 20 de maio, sexta-feira, período em que o público alvo poderá se dirigir a um dos postos de vacinação para receber a imunização. O atendimento acontece até às 12h.

A nova vacina vai proteger os pacientes contra a gripe H1N1, H3N2 e a Influenza tipo B.

A dose será aplicada apenas em crianças de seis meses a 5 anos incompletos, gestantes e adultos com mais de 60 anos, mulheres em fase pós-parto e trabalhadores do setor da saúde.

Indivíduos com dois ou mais problemas de saúde também serão imunizados.

Mesmo quem não faz parte do grupo prioritário da campanha de vacinação pode se prevenir da gripe. Entre as medidas de prevenção que devem ser adotadas por toda a população estão hábitos simples como lavar as mãos com água e sabão frequentemente, utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar (evitando assim cobrir a boca com as mãos), evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados.

Sintomas da H1N1: Febre Alta, Tosse, Dor de Cabeça, Dores Musculares, Falta de Ar, Espirros, e Dor de Garganta.

h1n1-pmi