Publicado em 26 de abril de 2017

Heliton do Valle cumpre promessa de campanha e inicia limpeza nos córregos

Locais não recebiam manutenção há cerca de 20 anos

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Serviços Municipais, deu início na última semana a limpeza dos córregos da cidade. O objetivo é prevenir possíveis problemas com a chegada das chuvas, além de diminuir a presença de mosquitos, mau-cheiro, preservar o meio ambiente e deixar a cidade mais bonita.
A ação é uma das promessas de campanha do prefeito, Heliton do Valle, que fez questão de acompanhar o início das atividades as quais estão sendo realizadas com uma máquina retroescavadeira, emprestada do governo do Estado, através de parceria entre Prefeitura e Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).
A última vez que os locais foram limpos com máquina foi há cerca de 20 anos. Em outras gestões a ação era feita manualmente.
O serviço foi iniciado no Córrego do Prata, na Praça dos Ferroviários, no Bairro Velho e segue constante. Até ontem terça-feira (25), o trabalho foi realizado nas imediações da Rua Campos Sales, esquina com a Rua Eduardo Martins. A meta da Prefeitura é chegar a todos os cantos da cidade. “A máquina irá subir até a nascente do córrego e seguirá para o Córrego Tatit, com início na Avenida Presidente Kennedy, Centro, onde uma parte já é canalizada. Após, a limpeza começará na Rua Major Queiroz, próximo ao Fórum e seguirá até o Bairro Novo Horizonte”, informa o secretário da pasta, Gilbeto Côrtes.
O Córrego Lava Pés, que começa no Bairro do Tonico Adolfo e se estende até o Jardim Sinhá também serão beneficiados.
Conforme Côrtes, a sujeira é espalhada às margens do córrego e compactada. “Como é material orgânico não pode ser levado para o aterro sanitário”, informa.
Para a limpeza ser eficaz, o secretário pede aos moradores que façam a sua parte. “A população tem que ajudar na preservação, desta forma enchentes e outros transtornos não acontecerão mais”, frisa.

RETROESCAVADEIRA usada para limpeza