Publicado em 9 de janeiro de 2017

Heliton do Valle se reúne com superintendente regional da Sabesp

Andamento das obras das quatro estações elevatórias de esgoto foi o principal questionamento do prefeito

O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, cumpriu nesta segunda-feira (16) uma agenda na superintendência regional da Sabesp, em Itapetininga, para tratar de assuntos referentes ao município.

Participaram da reunião o superintende regional da Sabesp, Ivan Sobral, o gerente da Divisão de Itapeva (SP), Júlio Hernandez, o gerente da Sabesp de Itararé, Antonio Tadeu Gurgel, além da equipe técnica da instituição, os engenheiros Antonio Matias e José Moreno.

Segundo Do Valle, o andamento das obras das quatro estações elevatórias de esgoto foi seu principal questionamento. “Além de saber sobre o andamento dessas obras, perguntei também sobre o plantio das dez mil mudas que faz parte do termo de ajustamento de conduta (TAC) feito com o Ministério Público. Apontei a necessidade de substituições das tubulações feitas de amianto, que inclusive é um material altamente nocivo à saúde do ser-humano, perguntei também sobre o motivo da falta de água periódicas em alguns pontos do município, como na região central e nos bairros Jardim Paulicéia, Distrito Industrial, Ibiti e Jardim Alvorada. Citei o forte cheiro de esgoto em algumas regiões de nossa cidade e cobrei a pendência de isolamento da rede de água antiga da rua São Pedro, que deve ser em sua totalidade isolada o mais breve possível. Por fim, solicitei um levantamento da situação entre as ruas Nove de Julho e Antônio José Luciano de Melo”, explica.

O superintende regional da Sabesp, Ivan Sobral, afirmou que a falta de água na rua José Barreto, que corta o Jardim Paulicéia e o bairro do Ibiti, será resolvida dentro do prazo de 30 dias. Segundo ele a Sabesp fará uma ligação direta entre a rua e a rede do Distrito Industrial, ficando uma segunda rede somente para atender o Jardim Paulicéia, o que deve solucionar definitivamente a escassez de água no local.

Sobre a troca de tubulação que ainda contém amianto, a Sabesp se comprometeu em iniciar os serviços entre os meses de junho e julho, quando o consumo de água é menor. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, já foram trocados 12 mil metros lineares de tubulação, restando três mil. Os trechos compreendem a rua Campos Sales, parte do bairro Velho e da Vila Osório. No mesmo período a empresa de água também deverá iniciar o isolamento da rede de água antiga na rua São Pedro, solicitada pelo chefe do executivo.

A retomada das obras para conclusão da Estação Elevatória de Tratamento de Esgoto foi mais um dos compromissos assumidos pela Sabesp durante o encontro. Segundo Sobral, a empresa DGN, responsável pela execução do projeto, foi notificada para que reinicie o trabalho, visto que o prazo máximo para a operação total do tratamento de esgoto é datado de 31 de janeiro de 2018, conforme termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado com o Ministério Público.

Do Valle acredita que a reunião foi produtiva e trará ainda este ano mudanças fundamentais para o desenvolvimento da cidade e melhoria na qualidade de vida da população.

sabesp sabesp2