Publicado em 10 de novembro de 2014

Itararé recebe um dos mais premiados espetáculos de teatro em 2014

Publicado em: 10 de novembro de 2014 às 11:02

A peça conta a história de tensão entre 3 colegas de trabalho que podem ser demitidos. Apresentação acontece no Teatro Municipal Sylvio Machado, dia 15 de novembro, às 20h. A entrada é franca!

circuito paulista 4

Três colegas de trabalho. Um deles deverá ser demitido. A situação, bastante comum no meio corporativo, serve de plano de fundo para a exploração dos labirintos do psicológico humano no espetáculo Bull, com direção de Eduardo Muniz e Flávio Tolezani.

Com texto do dramaturgo inglês contemporâneo Mike Bartlett, a montagem investiga um tema recorrente no mundo corporativo de hoje, o bullying e a pressão psicológica no ambiente de trabalho, levantando questionamentos sobre os limites entre a ambição descontrolada e a busca irrefreável pelo sucesso.

Cenograficamente, a montagem opta pelo minimalismo. Com um cenário composto apenas de aparadores empresariais e dress code corporativo, a força da ação fica por conta dos conflitos das cenas e gestos dos atores.

A concepção do espetáculo partiu de Eduardo Muniz que, estudando o teatro inglês há seis anos, deparou-se em Manhattan com o espetáculo Cock, do mesmo autor. Cativado pela dramaturgia crua e psicológica de Mike Bartlett, traduziu o texto para o português e encontrou o espetáculo Bull que decidiu encenar no Brasil.

Já tendo montado diversos espetáculos de Alan Ayckbourn, dramaturgo inglês contemporâneo de Bartlett, Eduardo convidou Flávio Tolezani para dividir a direção e concepção do cenário. A eles se uniram os atores Bruno Guida, Cynthia Falabella e Mateus Monteiro que, juntos, compõem a equipe do escritório.

Com um tom ácido e tragicômico, a montagem de fácil autoidentificação aproxima-se de um hiperrealismo que beira o absurdo, construindo gradativamente um ambiente de violência e opressão que, acima de tudo, não julga seus personagens e busca apenas revelar os meandros de todo ser humano.

Em outubro de 2013, Mike Bartlett recebeu o prêmio de Melhor Novo Espetáculo no The National Theatre Awards por Bull, concorrendo com espetáculos de Alan Ayckbourn e Tom Wells. Cock, também de Bartlett e traduzido por Eduardo Muniz, ganhou montagem em maio deste ano no Rio de Janeiro, com direção de Inez Vianna e Felipe Lima no elenco.

O espetáculo Bull foi indicado ao prêmio Aplauso de 2014 e eleito pela Revista e pelo Guia Folha de São Paulo um dos melhores espetáculos em cartaz.

Este espetáculo integra a programação do Circuito Cultural Paulista. O programa é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itararé, e execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Espetáculo: Bull
Gênero: Comédia dramática