Publicado em 7 de julho de 2015

Itararé receberá Tocha Olímpica em 2016

Publicado por Imprensa em: 7 de julho de 2015 às 16:02

2mascotes-940x345

A Prefeitura de Itararé recebeu a notícia que o município está na rota de Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O anúncio aconteceu no último dia 3 de julho, no auditório da Fundação Habitacional do Exército em Brasília, onde cerca de 300 cidades estiveram presentes na cerimônia.

Em uma entrevista coletiva na tarde da última segunda-feira (6) a prefeita Cristina Ghizzi destacou a importância desta participação no evento mundial: “Estamos muito orgulhosos por recepcionar o símbolo que transporta a chama e o espírito olímpico e daremos todo o apoio para o Comitê Organizador dos Jogos, que nos visitará em breve. Este é um fato único na história de Itararé e tem uma abrangência social muito grande, principalmente no incentivo ao esporte, prática tão importante para a educação das crianças e jovens”.

A Tocha ainda não tem dia definido para desembarcar em Brasília, mas o início do trajeto pelo país deverá começar entre abril e maio de 2016 e o revezamento terminará no dia 5 de agosto, quando a Tocha chegará no Estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

O Revezamento inicia após a cerimônia de acendimento da chama olímpica na cidade grega Olímpia, e deve durar entre 90 e 100 dias. A Tocha percorrerá, através de 12 mil condutores, cerca de 20 mil quilômetros e 10 mil milhas aéreas pelo território brasileiro, alcançando os 26 estados do Brasil e o Distrito Federal.

Na data marcada para chegar em Itararé a Tocha sairá de Ponta Grossa/PR e seguirá para Itapetininga, onde passará a noite. As outras cidades, deste trajeto, somente verão a passagem da Tocha, visto que Itararé será a primeira cidade do Estado de São Paulo a sediar o Revezamento.

Ao todo são 82 municípios escolhidos para o Revezamento, que terá a Prefeitura Municipal como parceira na organização e responsável pela qualidade dos serviços públicos necessários para o evento.

Seleção

A seleção das pessoas que conduzirão a Tocha Olímpica será feita através de campanhas públicas promovidas pelo Comitê Organizador dos Jogos e os patrocinadores oficiais do Revezamento, Coca-Cola, Nissan e Bradesco.

Comitê Organizador

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Tocha Olímpica Rio 2016

O design da tocha reúne movimento , inovação e brasilidade e reflete a essência do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, que será o encontro da tradicional chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro de norte a sul do país.

O Revezamento da Tocha Olímpica

O Revezamento da Tocha Olímpica é inspirado em duas tradições da Grécia Antiga. Na primeira, corridas de revezamento da tocha eram organizadas em Atenas como tributo a certos deuses. O primeiro participante a chegar ao altar do deus da corrida ganhava a honra de acender o fogo em sua homenagem.

A segunda tradição envolvia mensageiros viajando por cidades da Grécia para anunciar a data exata dos Jogos. Eles convidavam os cidadãos a ir até Olímpia e proclamavam a trégua sagrada, que obrigava todas as guerras a cessar um mês antes do evento e durante as competições, para que atletas e espectadores pudessem ir e voltar com segurança.

Nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o significado ancestral da chama foi resgatado pela primeira vez em Amsterdã 1928, mas o primeiro Revezamento da Tocha Olímpica aconteceu em Berlim 1936, com a chama sendo acesa em Olímpia e transportada para a capital alemã.

Atualmente, meses antes de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, a cerimônia de acendimento dá início ao Revezamento da Tocha Olímpica na Grécia. Após percorrer o território grego por alguns dias, a chama chega à capital Atenas, onde é entregue aos organizadores dos Jogos Olímpicos. De lá, ela é transportada até o país-sede, onde embarca em uma jornada por dezenas de cidades, levando uma mensagem de paz e união. O seu destino final é o estádio da cerimônia de abertura, onde a chama acende a Pira Olímpica e marca o início oficial dos Jogos.

info_tocha_olimpica-rio-2016_1