Iniciativa do Governo Federal tem a finalidade de garantir a alfabetização dos estudantes até o final do 2º ano do Ensino Fundamental

Publicado em 12 de abril de 2024

Itararé (SP) adere ao Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e promove capacitação a profissionais da Educação Infantil

A Seleção foi feita pela Comissão organizadora da formação Leitura e Escrita na Educação Infantil, formada por membros da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do campus de Bauru (SP).

Dando continuidade às políticas de incentivo e capacitação avançada dos profissionais da Educação, a Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, aderiu, de forma voluntária, ao Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do Governo Federal.

A proposta é que, por meio de regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, seja garantido o direito à alfabetização de todas as crianças do país, assegurando que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia.

Para esta ação o Governo Federal, os estados e municípios selecionaram formadores em seus territórios, com a finalidade de trazer a formação aos professores da etapa da Educação Infantil (pré-escola), por se tratar da base necessária para o sucesso da alfabetização dos estudantes até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Em Itararé (SP), sete profissionais foram selecionadas para conduzirem as formações, dentre elas, as supervisoras Samara Abraão e Eliara Leite. As demais selecionadas ainda não tiveram os nomes divulgados. Integra ainda a equipe, a supervisora Luciana Becker, sendo a articuladora municipal do Programa Nacional Criança Alfabetizada no âmbito da Rede Municipal de Ensino.

As formações, que iniciam na próxima segunda-feira (15), tem por objetivo ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente os docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.

Conforme a supervisora e articuladora municipal do Programa, Luciana Becker, as formadoras participarão do ciclo formativo uma vez por mês. “Nossas formadoras selecionadas para conduzirem esse Programa em Itararé passarão, mensalmente, por uma ampla formação em Itapetininga, a qual abrange todos os formadores da região. As orientações passadas às formadoras serão replicadas aos professores da pré-escola, em dois encontros mensais, com carga horária de quatro horas cada um”, explica.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a adesão do município ao Programa reafirma o compromisso com a Educação de qualidade. “Sabemos que o melhor caminho para proporcionarmos uma Educação pública de qualidade a todos os nossos alunos é, antes de tudo, contarmos com profissionais bem qualificados. É por isso que não medimos esforços para aderir ao Programa, proporcionando o deslocamento das formadoras selecionadas até a cidade de Itapetininga (SP) para que, posteriormente, todo conhecimento chegue a todos os nossos professores. É mais um importante passo para a valorização de nossos profissionais e para a construção diária de um ensino eficiente aos nossos pequenos itarareenses”, finaliza.