Publicado em 18 de novembro de 2025
A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria de Cultura e Eventos e da Secretaria de Administração, esteve reunida no último dia 14 de novembro com os representantes da empresa Carvalho Ramos Consultoria Cultural. O encontro teve como objetivo ultimar decisões sobre a aplicação da Lei Aldir Blanc no município e a estruturação dos editais que irão nortear a participação dos agentes culturais locais.
A expectativa é de que o crédito dos recursos destinados ao município seja efetuado a partir do dia 24 deste mês. Após essa remessa financeira, será marcada a última audiência pública, voltada à definição dos editais de seleção para os projetos culturais.
Segundo a consultoria responsável, diversas sugestões foram recebidas durante as duas escutas públicas já realizadas com representantes do setor cultural de Itararé. Todas as contribuições estão sendo analisadas para garantir que os editais atendam às demandas e necessidades do segmento.
De forma independente ao repasse dos recursos pelo Ministério da Cultura (MINC), já está agendada para o dia 28 de novembro uma reunião com o corpo jurídico da Prefeitura. O objetivo é avaliar a legalidade de algumas das indicações recebidas, contribuindo para a formatação dos editais que serão levados à votação na audiência final.
A equipe responsável pelo processo também informou que espera realizar, ainda no mês de janeiro de 2026, oficinas voltadas à orientação para elaboração dos projetos e realização das inscrições.
Com planejamento e participação, Itararé (SP) segue avançando na construção de uma política cultural inclusiva e transparente.