Cadastro é destinado a pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de Turismo

Publicado em 19 de outubro de 2022

Itararé (SP) Cidade Turística: Saiba o que é qual a importância do Cadastur

A Coordenadoria municipal de Turismo, disponibilizou uma equipe treinada para auxiliar o empresário que queira se cadastrar.

Você sabe o que é o Cadastur? Ele é um sistema voltado à pessoas físicas e jurídicas que atuam em atividades econômicas e remuneradas relacionadas à cadeia produtiva do setor.

Conforme o coordenador de Turismo de Itararé (SP), Marco Antônio Pereira, mais do que um meio de consulta para o turista, o Cadastur traz uma série de vantagens aos cadastrados, sendo gerenciado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais do setor em todo o território brasileiro.

Segundo Marco, “é através do Cadastur que as empresas podem ter acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal, além de participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo”.

Obrigatoriedade – O Cadastur é obrigatório, conforme a Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, para os seguintes ramos de atividades:
– Acampamentos Turísticos;
– Agências de Turismo;
– Meios de Hospedagem;
– Organizadoras de Evento;
– Parques Temáticos;
– Transportadoras Turísticas.

O cadastro também é obrigatório para exercer a profissão de guia de turismo, conforme Lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993.

Já para os demais setores, como bares, restaurantes, pizzarias, casas noturnas, entre outros, o cadastro não é obrigatório, porém, é indicado, uma vez que auxilia no desenvolvimento turístico do município.

Como se cadastrar – O cadastro pode ser realizado através do site cadastur.turismo.gov.br. Além disso, a Coordenadoria municipal de Turismo, disponibilizou uma equipe treinada para auxiliar o empresário que queira se cadastrar. Mais informações sobre podem ser obtidas através do telefone (15) 3531-3778 ou pelo WhatsApp (15) 99785-3293.