São destaques a Rota dos Mirantes, o Rio Verde e a Rota do Vale do Jaguaricatu 2

Publicado em 26 de julho de 2023

Itararé (SP) compõe o Guia Temático do Cicloturismo do Estado de São Paulo

O Turismo de Itararé (SP) segue em alta! Oferecendo diversas modalidades no ecoturismo, o município compõe agora o Guia Temático do Cicloturismo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo.

O documento está disponível no site da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e reúne os principais roteiros estaduais para os amantes da atividade.

As rotas de Itararé que são destaque no roteiro, são:

Rota dos Mirantes – A rota foi traçada nos limites de dois importantes biomas, o Cerrado e a Mata Atlântica. A rota liga os municípios de Itararé e Bom Sucesso de Itararé, junto à natureza, para a observação de aves e pôr do sol, com vista privilegiada de toda a região. O tempo médio para completar a rota é de quatro horas, em um percurso de 90 quilômetros.

Rota Cachoeira e Piscinas Naturais do Rio Verde – Na trilha, cachoeiras e piscinas naturais fazem parte da paisagem da natureza. Partindo de Itararé, a rota segue às margens do Rio Verde, com sua água cristalina, considerada a segunda mais pura do estado de São Paulo. Na extensão, os ciclistas podem aproveitar cachoeiras, piscinas naturais e uma natureza surpreendente. O tempo médio para completar a rota é de quatro horas, em um percurso de 40 quilômetros.

Rota do Vale do Jaguaricatu 2 – A rota segue pela famosa trilha das sete Cachoeiras. Saindo de Itararé e rompendo o estado, a rota do Vale do Jaguaricatu é obrigatória no calendário do cicloturismo nacional. Desde pistas de asfalto, a cachoeiras, estradas de terra, montes, vales e uma natureza indescritível, a rota se sobressai no Sul de São Paulo e Norte do Paraná.

Segundo o Secretário de Turismo, Comércio e Indústria, Marco Pereira, “Itararé só tem a ganhar sendo inserida em um guia tão importante, de circulação estadual como é o guia temático do turismo paulista”.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a inclusão de Itararé no Guia é um marco. “É com grande satisfação que vemos Itararé sendo reconhecida e selecionada como parte do Guia Estadual de Cicloturismo. Essa conquista reflete todo o nosso esforço em preservar nossas belezas naturais, incentivando o turismo sustentável. É mais um passo importante para o desenvolvimento econômico local. Itararé está de braços abertos para receber os amantes do cicloturismo de todo o Estado!”, finaliza.

Saiba mais – O Guia completo está disponível através do link: www.turismo.sp.gov.br/guia-tematico-cicloturismo