Iniciativa faz parte do Juntos pela Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Publicado em 2 de agosto de 2022

Itararé (SP) é selecionada para participar do Programa Arte Urbana SP

As atividades de intervenção cultural começam em agosto.

A Prefeitura de Itararé, através da Coordenadoria Municipal de Cultura, foi selecionada para participar no edital de Arte Urbana SP, programa que faz parte do Juntos pela Cultura 2022, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

O Programa consiste no apoio à realização de murais, instalações e intervenções de arte urbana e composição de galerias a céu aberto, utilizando temas e técnicas gráficas da arte de rua, executado por artistas, grupos e coletivos de relevância no cenário cultural local e regional.

A ação consiste em um conjunto de ações regionalizadas de difusão cultural, com foco na expressão visual da cultura de rua, dialogando com as identidades locais e regionais dos municípios do Estado de São Paulo.

Em Itararé, está prevista a realização de uma intervenção cultural no palco da Praça Francisco Alves Negrão, além de outros dois trabalhos, sendo um na escadaria da Praça Vicenzo Dedonno e outro no mural do Centro de Eventos. As atividades de intervenção cultural começam em agosto.

Conforme o coordenador municipal de Cultura, Júlio Calabrez, a participação do município no Programa, além de um importante instrumento de fomento cultural, é a oportunidade para desenvolver a arte urbana local, e vai além da simples pintura de paredes com cores e desenhos. “Trata-se de um elemento de transformação sócio-cultural. Incrementar os espaços públicos com formas e pinturas que retratam a nossa gente por meio da arte é emergir a discussão do papel que a arte e a cultura tem no relacionamento das pessoas com o meio em que vivem”, destaca.

O Programa – Foram selecionados 100 municípios do Estado de São Paulo interessados em participar do Arte Urbana SP, a ser realizado no segundo semestre de 2022.

Os municípios participantes serão apoiados com a direção artística do projeto, a contratação e o pagamento dos artistas envolvidos na realização do mural, inclusos materiais necessários para a execução do serviço, e a divulgação das ações resultantes.