Município ocupa a 4ª posição no ranking na colheita de trigo, segundo o Censo Agropecuário 2017

Publicado em 9 de março de 2020

Itararé (SP) está entre os cinco maiores produtores de grãos do Estado

No período de um ano, a produção de milho aumentou em 11 toneladas, a de soja, 4,8 toneladas e a de trigo, 9,6 toneladas

Itararé (SP) é o quarto maior produtor de trigo em todo o Estado, de acordo com o Censo Agropecuário 2017. Os resultados da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no início do ano, são os mais recentes até o momento.

Segundo o levantamento, em 2017, foram produzidos 19,1 toneladas de trigo no município, além de nove toneladas de feijão de cor, 50 toneladas de milho em grãos e 56 de soja em grãos, resultando em um valor total de produção de R$ 108 milhões.

No mesmo ano, foram contabilizados 682 estabelecimentos agropecuários, com 49 possuindo lavouras permanente e 392 de lavouras temporárias. Desses, 508 também possuem pastagens e 485 áreas de mata ou floresta destinadas à preservação permanente ou reserva legal.

Além dos dados contabilizados, o IBGE ainda divulgou uma estimativa da produção e do rendimento em 2018. Conforme a tabela, no período de um ano, a produção de milho aumentou em 11 toneladas, a de soja, 4,8 toneladas e a de trigo, 9,6 toneladas.

Para o prefeito, Heliton do Valle, é uma grande alegria saber que o município tem se desenvolvido no setor agropecuário. “Nossa região é forte na produção de grãos e, mesmo dentro dela, Itararé se destaca como uma das cinco maiores. Temos nos empenhado em garantir o apoio e a infraestrutura necessária para que o homem do campo possa seguir o bom trabalho”, enfatiza.