Publicado em 7 de outubro de 2025

Capacitação técnica marca o início das ações da Comissão Municipal
A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu início ao processo de implantação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora no município. O primeiro passo foi a realização de uma capacitação destinada aos membros da Comissão de Implantação do Serviço e a servidores da rede socioassistencial interessados no tema.
O encontro, realizado na última segunda-feira (6), no Salão XV, e contou com a participação da professora Janice Merigo, especialista e referência nacional na área, que abordou a importância do acolhimento familiar como alternativa humanizada e protetiva ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Lílian Migliorini, a formação representa um marco importante para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção infantojuvenil. “O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora prioriza o cuidado, o vínculo afetivo e o convívio familiar e comunitário, garantindo às crianças e adolescentes afastados temporariamente de suas famílias um ambiente seguro e acolhedor”, destacou.
A capacitação integra o cronograma de ações da Secretaria, alinhado às diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que orientam a implantação e o funcionamento do serviço em todo o país.