O evento contou com a presença da nova secretária estadual de Cultura, Marília Marton

Publicado em 1 de fevereiro de 2023

Itararé (SP) marca presença em encontro de secretários e gestores de Cultura do Estado de São Paulo

A Coordenadoria Municipal de Cultura de Itararé (SP), participou, na última segunda-feira (30), do primeiro encontro de secretários, secretárias e gestores municipais de Cultura do Estado de São Paulo. Cerca de 500 municípios estiveram presentes na reunião que ocorreu das 14h às 18h no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

O encontro, que contou com a presença da nova secretária de Cultura do Estado, Marília Marton, teve como objetivo estabelecer uma rede de diálogo entre os representantes e o Governo Estadual, através de um mapeamento de consolidação de dados e diagnósticos das cidades. Além disso, a reunião também elencou os equipamentos culturais locais, as agendas de execuções de políticas públicas no interior, informando a realização de  encontros regionais presenciais.

Conforme o Coordenador da pasta, Júlio Calabrez, “essa foi uma oportunidade ímpar, para conhecer o plano de trabalho da nova secretária, reunir os gestores municipais de Cultura e trabalhar anseios para o setor. O plano de trabalho apresentado com toda certeza trará um avanço muito significativo para o segmento e possibilitará a participação dos municípios na construção da política pública estadual de Cultura”, finaliza.

Dentre os temas abordados durante a conversa estavam os programas de fomento à cultura, as leis de apoio ao setor Aldir Blanc e Paulo Gustavo, e as diretrizes do Governo, como a aproximação da Secretaria com as pastas de Turismo e Educação. Os secretários e secretárias de Cultura dos municípios paulistas tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, debater sobre os temas levantados na reunião, fazer sugestões e dividir propostas relacionadas ao setor.

Para o prefeito, Heliton do Valle, o diálogo com a esfera estadual e demais representantes é uma oportunidade de troca de experiência e desenvolvimento do setor. “Conhecer as ações mais de perto e ter a possibilidade de apresentar as dificuldades e expectativas é a chance de alinhar os próximos passos e seguirmos avançando em nosso município”, finaliza.

O encontro aconteceu na segunda-feira (30), na capital paulista