Evento contou com a participação da secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo e representantes do Ministério da Cultura
Publicado em 5 de abril de 2023
Dentre as pautas do encontro estiveram os desafios nas práticas de gestão, com mediação de especialistas da lei Paulo Gustavo, Lei Aldir Blanc 2 e as Leis de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo
A Coordenadoria Municipal de Cultura de Itararé (SP) participou, na última quinta-feira (30), do I Encontro da Associação de Dirigentes Municipais de Cultura (Adimc) de 2023, no Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva, em Limeira (SP). O evento reuniu representantes dos governos do Estado de São Paulo e Federal, além de mais de 400 dirigentes municipais para a discussão de políticas culturais, representando 207 cidades do Estado.
Com a presença da secretária estadual da Cultura e Economia Criativa, Marília Marton, o evento discutiu pautas que visam à democratização da cultura nos municípios. A secretária reforçou a necessidade de ações de formação aos artistas, a fim de que estes estejam preparados para encaminharem propostas às leis de fomento, bem como a necessidade do município em traçar a melhor estratégia para atendê-los.
Conforme o representante de Itararé (SP), coordenador municipal de Cultura, Júlio Calabrez, o encontro foi importante para sanar questões que ainda levantam dúvida aos gestores quanto às Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, “mesmo participando de diversos encontros e reuniões técnicas sobre o assunto, ainda é possível o aparecimento de dúvidas quanto à melhor forma de execução dessas legislações. Conjuntamente os municípios puderam trocar experiências e levantarem dúvidas pertinentes sobre o assunto”, destaca.
Dentre as pautas do encontro estiveram os desafios nas práticas de gestão, com mediação de especialistas da lei Paulo Gustavo, Lei Aldir Blanc 2 e as Leis de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo, em especial o ProAc.